Professor da Politécnica-UFRJ publica livro sobre Teoria e Modelos da Computação

Publicado em: 03/07/2024 Escola Politécnica da UFRJ

O professor Flávio Luis de Mello do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL) da Escola Politécnica da UFRJ acaba de lançar o livro “Teoria da Computação: Modelos de Computação para a Engenharia e Ciência da Computação”, com objetivo de torná-lo uma opção substituta aos livros já editados sobre Teoria da Computação e de referência nos estudos da área.

De acordo com o professor, a obra – que foi lançada no último dia 24 – é fruto de 16 anos de licenciatura da disciplina nas graduações de Engenharia Eletrônica, da Computação e Informação e de Controle e Automação, sendo o material direcionado exclusivamente a universitários e com capítulos divididos entre graduação e pós-graduação.

“A maioria esmagadora das pessoas toma conhecimento da computação através de suas técnicas e tecnologias, raramente tem acesso à, ou mesmo compreendem a ciência que está envolvida”, disse o professor. Segundo ele, o objetivo da obra é fornecer de forma criteriosa o conhecimento das ideias, conceitos e modelos da computação, possibilitando um estudo aprofundado da ciência aplicada na computação.

Dentre os assuntos abordados estão: o conceito de computação e algoritmos, paradigmas relacionados com funções primitivas recursivas, linguagens minimais, máquinas de registros, algoritmos com rótulos, propriedades dos algoritmos, inferências por lógica simbólica, sistemas formais, gramáticas, autômatos e por fim, máquinas de Turing. Além disso, o livro conta com 193 exemplos que auxiliam na sedimentação do conhecimento e 231 exercícios que proporcionam a fixação dos ensinamentos adquiridos durante a graduação.

A obra está disponível no site: https://loja.uiclap.com/titulo/ua58472/