Professor da Politécnica-UFRJ é eleito para presidência da Sociedade Brasileira de Automática (SBA)

Publicado em: 01/03/2021 Escola Politécnica da UFRJ

O professor João Carlos Basilio, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), e ex- diretor da Politécnica-UFRJ, foi eleito para a presidência da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), para o biênio 2021-2023. Também integra a nova diretoria, que tomará posse no dia 8 de março, o professor Fernando Lizarralde, do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL), como diretor tesoureiro. E os professores Marcos Vicente Moreira e Lilian Kawakami Carvalho, do DEE, foram eleitos para coordenar o Comitê de Automação.

“É uma grande honra presidir a SBA e dar sequência a um processo de criação de laços com a indústria. Temos que continuar nessa linha, estabelecendo relações ainda mais fortes. O cargo também mostra aos professores da Politécnica o quão importante é a nossa Escola e quão qualificado é o seu corpo docente. Tenho consciência de que a posição que irei ocupar nos próximos dois anos somente tornou-se possível não só por eu ser da UFRJ, mas sobretudo por eu já ter sido diretor da Politécnica”, celebra Basilio.

A nova diretoria também terá entre suas metas atrair os estudantes de graduação para a SBA, auxiliando a participação deles nos congressos promovidos regularmente. “Vamos dar continuidade à premiação dos melhores artigos escritos por alunos de graduação, mestrado e doutorado nos congressos organizados pela sociedade. Tudo isso não representa um gasto, mas sim um investimento visando à perenidade da instituição, pois o estudante de hoje é o engenheiro e sócio de amanhã”, destaca o professor.

Outra iniciativa que será reforçada na gestão do professor diz respeito à participação da mulher na área científica. “Devemos ter ações no CNPq, principalmente, para permitir que as mulheres possam ter acesso a bolsas de pesquisa nas mesmas proporções que pesquisadores do sexo masculino. Esse é um problema que exige uma discussão séria”, assinala.

A posse da nova diretoria será no dia 8 de março, às 19h, transmitida ao vivo pelo Canal da SBA no YouTube.

Composição da diretoria
Presidente: João Carlos dos Santos Basilio, UFRJ