O professor Wagner Nahas Ribeiro, do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da UFRJ, é o novo diretor do Escritório Técnico da Universidade (ETU), responsável pelo planejamento, projeto, execução, fiscalização e manutenção dos diversos prédios e estruturas da UFRJ. A nomeação, de livre escolha do reitor Roberto Medronho, foi feita no dia 24 de março.
Wagner Nahas possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas de Ouro Preto/UFOP e doutorado pela PUC-Rio. Ingressou na UFRJ em 2020, no Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica, atuando na área de Geotecnia. Implantou o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Meios Geológico-Geotécnicos, em que atua como coordenador e desenvolve projetos de P&D em Geomecânica do Petróleo.
No Departamento de Construção Civil, o professor atuou também na finalização de obras internas, reformas de laboratórios e do Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Gestão de Engenharia (Gestore). Além disso, participou de grupos de trabalhos da Escola Politécnica para projetos de Clínica de Saúde do Trabalhador e coordenou a comissão mista de Infraestrutura da Escola Politécnica e da Escola de Química.
Entre as missões do Escritório Técnico da Universidade (ETU) estão a elaboração de planos e projetos, a fiscalização de obras e serviços relativos à construção, manutenção e conservação dos prédios da universidade. Segundo o professor, as atuais restrições orçamentárias, que todas as universidades têm passado, associadas às dimensões próprias da UFRJ, apresentam um desafio tendo em vista o número de prédios tombados, unidades internas, campus e corpo social que o ETU precisa atender.
“O ETU tem exercido papel importante desde o seu início, envolvido em todos os aspectos propostos no regimento da UFRJ. Manter e melhorar o atendimento ao corpo social e unidades da universidade é desafiador, e ao mesmo tempo, encoraja todos os integrantes do ETU nesse caminho, incluindo a direção e seu corpo técnico. Dessa forma, particularmente, considero essa missão importante para a UFRJ, de muita responsabilidade e compromisso”, destacou o professor Wagner Nahas.