Prof. José Haim Benzecry é homenageado na cerimônia de abertura da 33ª turma do MBA ENGEMAN

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
A cerimônia de abertura da 33ª turma do curso de pós-graduação lato sensu Engenharia de Manutenção (ENGEMAN) foi também um momento para homenagear in memoriam o professor José Haim Benzecry, primeiro coordenador do curso e ex-diretor da Escola Politécnica de 1994 a 1996.Aproximadamente 150 pessoas compareceram ao evento, no dia 16 de março, que contou com a presença da 32ª turma do MBA ENGEMAN, dos integrantes da 33° turma e da família do professor homenageado. Também estiveram presentes os professores Cláudia Morgado (Diretora da Poli-UFRJ), Edilberto Strauss (Diretor Adjunto de Desenvolvimento e Extensão e coordenador geral do curso MBA ENGEMAN), Carlos de Souza Almeida (coordenador do MBA), Lourival Augusto Tavares (coordenador do MBA), Rogério Arcuri Filho (coordenador do MBA), Manoel Segadas Vianna, Jorge Nemésio Souza (Prof. do Departamento de Engenharia Elétrica) e Heloi Fernandes (Superintendente do Museu da Escola Politécnica)José Haim Benzecry, um professor dedicado à docência“Ele não abria mão de ir em todas as cerimônias de abertura de curso e de ter sempre um módulo onde ele pudesse dar as aulas dele para os alunos de pós-graduação, algo que realmente ele gostava muito e fazia com dedicação” diz Lena Benzecry, filha de José Haim Benzecry. Desta vez, o professor esteve presente de forma diferente na abertura da 33ª turma do MBA de Engenharia da Manutenção, curso que ajudou a criar junto com o prof. Lourival Augusto Tavares em 1995. Em decorrência de uma doença, o professor faleceu em janeiro deste ano, aos 72 anos de idade. Porém, deixou como legado a estruturação de um curso que contribui para a formação de qualidade de profissionais da área de Manutenção e setores afins.A Poli-UFRJ ocupou boa parte da trajetória profissional de Benzecry. Ele foi aluno, professor, coordenador geral e diretor da Escola Politécnica da UFRJ. Formou-se bacharel em Engenharia Naval em 1968, Mestre em Engenharia Naval em 1975 e Doutor em Engenharia de Produção em 1995. Além disso, foi professor da COPPE/UFRJ, Coordenador Geral do MBA ENGEMAN, professor da Universidade Gama Filho, Secretário Geral da Fundação Universitária José Bonifácio, Engenheiro da Financiadora de Estudos e Projetos e Coordenador Geral do Instituto Nacional de Tecnologia. Suas principais especialidades eram em Engenharia de Produção nas subáreas de Estatística, Qualidade e Custos e também em Engenharia Mecânica, na subárea de Termodinâmica.Ao longo do caminho, fez amigos e colecionou histórias com o seu jeito enérgico e bem humorado. Lena conta que toda vez antes de começar suas aulas, Benzecry iniciava com uma piada. Até que um dia, um aluno que havia faltado a aula do dia anterior o parou em um dos corredores e perguntou qual havia sido a piada. Nesse dia, ele despertou  para o fato curioso de que o aluno preocupou-se mais em saber a piada do que a matéria perdida, o que fez com que a prática que usava costumeiramente para chamar a atenção de seus alunos fosse cessada por um tempo. No entanto, fora de sala, em um encontro de Ensino de Engenharia realizado em Nova Friburgo, destacava-se por brindar os presentes ao piano com seu repertório de piadas que conhecia o tempo certo entre uma e outra, revela um de seus ex-alunos em um texto homenagem que pode ser lido na íntegra clicando aqui.Segundo Carlos Almeida, um dos coordenadores do MBA de Engenharia em Manutenção da Poli-UFRJ, ele era “muito transparente em suas decisões, ético e sempre a favor da Escola”. Já de acordo com o professor de Engenharia Naval e Oceânica Severino Fonseca Neto (COPPE/UFRJ), Benzecry fazia questão de manter suas portas sempre abertas aos alunos, atendendo-os com prioridade, por mais alta que fosse sua posição”. E mesmo quando reprovava, não tinha a admiração por parte dos alunos comprometida.“No ano de 1979, tive o privilégio de cursar a disciplina Termodinâmica no quinto período do Curso de Engenharia Naval da UFRJ, ministrada pelo Prof. José Haim Benzecry. Conceitos básicos para a compreensão de fenômenos complexos eram apresentados de forma simples, mas a simplicidade não é espontânea, precisa ser criada. Poucos conseguem elaborar para tornar temas simples, e ainda transmiti-los organizada e didaticamente, permitindo sua aplicação a desafios práticos em engenharia, mas Prof. Benzecry os fez com maestria”, afirma Severino. Sobre o cursoConforme escreveu no prefácio do livro Caminhos Estratégicos para o sucesso na manutenção publicado em 2017, ao criar o programa de MBA em Engenharia da Manutenção ele teve como objetivo “ministrar e discutir conhecimentos teóricos e práticos de administração estratégica, gerência, planejamento, controle e execução da Manutenção, associados às técnicas usuais e avançadas, com fiel observância aos sistemas integrados da qualidade, meio ambiente, segurança e saúde, otimização de custos e gestão de recursos.” O texto pode ser lido na íntegra clicando aqui.Desde 1995, o curso MBA ENGEMAN vem capacitando profissionais de diferentes formações e áreas. São engenheiros ou profissionais com curso superior que atuam como gerentes, inspetores, programadores e supervisores de manutenção da indústria em geral e empresas de prestação de serviço. Ao longo desses 24 anos, com uma carga horária de 400 horas, o curso formou 32 turmas. O conteúdo é dividido em 9 módulos com abordagens que vão de Qualidade de Manutenção, Gerenciamento de Custos e Pessoas e Meio Ambiente. Para mais informações, acesse www.poli.ufrj.br/engemanInteressado em cursar esse MBA? Entre em contato conosco e se inscreva!
03/04/2019
Escola Politécnica da UFRJ