Politécnica de Moscou e Politécnica da UFRJ iniciam parceria

Publicado em: 22/04/2021 adminpiloti

Representantes da Escola Politécnica de Moscou e da Escola Politécnica da UFRJ reuniram-se através de videoconferência, no dia 15 de abril, para discutirem a cooperação entre as duas universidades. Mobilidade acadêmica internacional, empreendedorismo tecnológico e planos de cooperação e construção de atividades conjuntas foram alguns dos principais temas abordados.

Esse foi o segundo encontro entre as universidades. No mês de fevereiro, o professor Fabio Krykhtine, do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica, fez um primeiro contato com a Politécnica de Moscou para propor a cooperação. Segundo ele, há um grande interesse de ambas as partes em desenvolverem projetos conjuntos voltados às equipes de competição e da realização de pesquisas bilaterais.

“Eu vejo essa parceria como uma ótima oportunidade para o corpo social das instituições trocar informações e, a partir desse contato, expandir as fronteiras do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico. O acordo está em tratativas finais e o plano de trabalho sendo definido, mas podemos adiantar que houve uma boa sinergia quando mostramos nossas equipes acadêmicas e existe a possibilidade de criarmos competições acadêmicas entre as duas universidades e até uma equipe mista, assim como outras ações de webinars, cursos e atividades de interesse comum para atuarmos juntos no âmbito do BRICS”, diz Krykhtine.

No momento, as instituições estão em processo de documentação para estabelecer o convênio e, assim, tornar reais as possibilidades de crescimento pessoal e acadêmico para alunos e professores. As iniciativas são acompanhadas por diversas autoridades brasileiras e russas, entre elas o Ministério de Relações Exteriores do Brasil e da Rússia, O Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro, a Embaixada Brasileira em Moscou, o Clube de Negócios Brasil-Rússia, além de participarem da construção do acordo a Agência de Inovação, o Parque Tecnológico e a Coordenação de Relações Internacionais da UFRJ com os países da Escandinávia e da Região do Báltico.

Equipe de competição da Politécnica de Moscou

Além do professor Fabio Krykhtine, pela UFRJ, participaram da videoconferência Paulo de Oliveira Reis, Design Thinking na LABFUZZY/ Agência de Inovação; Leonardo Mello, representante do Parque Tecnológico; e Leticia Galluzzi, coordenadora de relações internacionais com os países da Escandinávia e Região Báltica.

Representando a Politécnica de Moscou, participaram: Guzel Kharryasovna Sharipzyanova, Vice-reitor para Assuntos Acadêmicos; Sergey Yurievich Ryasov, Chefe do Departamento de Marketing; Alexey Borisovich Maksimov, Chefe do Departamento Educacional e Metodológico; Ilya Alexandrovich Lepeshkin, Chefe do Centro de Atividades do Projeto; Pablo Iturralde; Reitor da Faculdade de Transportes, Sergey Belukov, Reitor da Faculdade de Tecnologia Química e Biotecnologia; Igor Vladimirovich Soppa, Vice-reitor para assuntos internacionais; Irina Alekseevna Ivanova, Chefe do Departamento de Integração Internacional e Trabalho com Estudantes Internacionais; Vladislav Igorevich Ovchinnikov, Tradutor; Igor Vatulin, relator das tratativas do acordo e primeiro Vice-reitor.

Representantes da Politécnica de Moscou