Poli-UFRJ prepara lançamento da Plataforma do Conhecimento em Desastres

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Professores do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da UFRJ realizaram reunião técnica, com representantes dos setores público e privado, com objetivo de ajustar os últimos detalhes da Plataforma do Conhecimento em Desastres (PCON-Desastres), que será lançada em breve. O encontro aconteceu no último dia 4, na Escola Politécnica da UFRJ.

“A plataforma surge com a finalidade de criar interação entre os diferentes atoresenvolvidos em questões relacionadas a desastres no país, como profissionais autônomos, acadêmicos, poder público, setor privado, associações de moradores e outras instituições. O portal permitirá o conhecimento sobre os participantes, as ações e os recursos disponibilizados por quem atua ou tem interesse no tema de desastres, gratuitamente”, explica o coordenador do projeto e professor do Departamento de Construção Civil da Poli-UFRJ, Leandro Torres Di Gregorio, que juntamente com os professores Alessandra Conde de Freitas e Marcos Barreto de Mendonça, concebeu e desenvolveu a ferramenta.

De acordo com a professora Alessandra Conde, o conceito da plataforma surgiu há pouco mais de cinco anos. “Naquela ocasião foi pensada de maneira embrionária e possuía um outro formato. Em 2015 tivemos um evento histórico no Rio, o Seminário Internacional de Desnaturalização dos Desastres, e a partir deste encontro voltamos a pensar numa mobilização para viabilizar o projeto”, lembra.

Segundo o professor Marcos Barreto, “o encontro realizado com diferentes atores da sociedade, antes do lançamento oficial da plataforma, busca entender quais seriam as palavras-chave mais adequadas para serem inseridas no banco de dados da plataforma, criando assim uma verdadeira árvore do conhecimento”.

O evento contou com a presença de integrantes da Petrobras, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), membros de grupos comunitários, professores do Departamento de Geografia da UFRJ, membros do Centro de Operações Rio e do Cemaden, profissionais da Defesa Civil do Rio de Janeiro e de Jaboatão dos Guararapes, além de estudantes de graduação e pós-graduação.

“A discussão de desastres no Brasil teve um impulso grande nestes últimos dois anos. Estamos aqui para poder contribuir com o processo nacional, apresentando as nossas experiências no Nordeste, em relação aos desastres”, conta o integrante da superintendência de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, Artur Paiva. Já a meteorologista chefe do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, destaca: “avalio como uma iniciativa muito boa, principalmente por unir as informações de diversos órgãos e pessoas numa plataforma única”.

O site da Plataforma do Conhecimento em Desastres será divulgado em breve, simultaneamente com o lançamento do projeto.
05/12/2018
Escola Politécnica da UFRJ