Parceria da Politécnica-UFRJ e Crea-RJ agiliza obtenção de Registro Profissional

Publicado em: 30/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ

A partir das formaturas que acontecerão entre os dias 21 a 30 de setembro, egressos da Escola Politécnica da UFRJ passam a ter o Registro Profissional aprovado pelo Crea-RJ conjuntamente com a colação de grau. Será a primeira vez que o processo do Crea-RJ que agiliza a habilitação profissional e a obtenção do Cartão Provisório de Registro Profissional é oferecido para formandos da Politécnica. Para tanto, os formandos devem dar entrada no pedido de Registro Profissional de forma remota dentro das regras do projeto até o próximo dia 10.

As instruções sobre o procedimento foram apresentadas aos formandos em reunião que aconteceu no último dia 27, com participação do Supervisor de Formandos do Crea-RJ, Marcelo Tadeu Corrêa, a Diretora da Politécnica-UFRJ, profª Cláudia Morgado, do Diretor Adjunto de Ensino e Extensão, profº Edilberto Strauss, e da Chefe da Secretaria de Acompanhamento de Egressos, Ana Paula Duarte. A reunião foi gravada e o link está indicado no fim do texto.

“Não fosse a pandemia, os engenheiros recém-formados já sairiam da cerimônia com o Cartão Provisório de Registro Profissional no Crea-RJ. Como a colação de grau será remota, a análise e cadastramento no Sistema Confea/Crea levará em torno de três dias úteis, mas o importante é que todos os participantes do projeto sairão da formatura cientes que logo estarão habilitados para exercer a profissão de engenheiro, já com sua numeração. E a meta dentro deste cenário é que que todos estejam com o cartão em mãos até 20 dias após a formatura”, explica o Supervisor de Formandos do Crea-RJ.

A Chefe da SAE explica que a parceria com o Crea-RJ agiliza o processo e simplifica os procedimentos para os formandos, que ganham tempo e só precisam apresentar documentos pessoais no requerimento do Registro Profissional. A própria SAE, responsável pelos primeiros contatos com os formandos, se encarrega de antecipadamente informar ao Crea-RJ a relação de todos os alunos na condição de formandos.

O custo para solicitar do primeiro Registo Profissional é o pagamento de uma taxa de R$ 141,00 e o pagamento da primeira anuidade, cobrada proporcionalmente ao mês de associação. A anuidade atual é de R$ 580,00, mas há um desconto de 90% para ingressantes. Dessa forma, para os formandos registrados em outubro, a anuidade para o exercício de 2021 sairá em torno de R$ 15,00.

“Entendendo a pluralidade de perfis socioeconômicos da maioria das instituições de Ensino Superior, é importante que os formandos saibam que no futuro poderão dar pausa no registro, e suspender o pagamento da anuidade, sem custo extra, caso não estejam exercendo sua formação profissional”, acrescenta Marcelo Tadeu, Supervisor de Formandos do CREA-RJ.

Para obtenção da carteira profissional definitiva, em posse do Cartão de Registro Provisório Profissional, quando o egresso tiver em mãos seu diploma e histórico escolar da UFRJ, será necessário o agendamento de entrega presencial da documentação ao CREA-RJ para que seja submetido à análise no CONFEA em Brasília.

Para o diretor da DAEX, a parceria com o Crea-RJ facilita a aproximação dos formandos e engenheiros recém-formados ao órgão responsável pelo registro e fiscalização do exercício da profissão.

“A Escola Politécnica é responsável pela formação dos alunos, mas essa formação só se efetiva a partir do Registro Profissional, quando nossos engenheiros recém-formados são reconhecidos e têm sua responsabilidade assegurada junto ao Crea-Confea, podendo assim atuar, colocar em prática o que aprenderam”, comenta o profº Edilberto Strauss, diretor da DAEX.

Ele acrescenta que durante toda a graduação, a Escola Politécnica procura enfatizar a importância da aproximação do aluno com seu futuro profissional. “Estamos trabalhando em conjunto com o Crea-RJ na formação dessa consciência, tornando cada vez mais forte a conexão entre a formação e a atividade profissional.”

• Link para assistir a reunião com apresentação dos procedimentos para obtenção do Registro Profissional de forma agilizada: https://youtu.be/GY_cl57UciQ
  • Quem tiver dúvidas sobre os procedimentos, deve procurar a SAE pelo e-mail sae@poli.ufrj.br.