Nova diretoria do Clube de Engenharia para triênio 2024/2027 toma posse

Publicado em: 10/09/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Ontem (9/9), a nova diretoria eleita para o triênio 2024-2027 do Clube de Engenharia tomou posse, em cerimônia realizada no auditório de sua sede social na presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da UFRJ, Roberto Medronho; a diretora executiva de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente do FINEP, Celso Pansera; a deputada federal Benedita da Silva; e o Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto e o Contra-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira da Marinha do Brasil.

A presidência do Clube de Engenharia, que era exercida até recentemente por Márcio Ellery Girão Barroso, passa a ser ocupada por Francis Bogossian, que já presidiu a entidade durante dois mandatos, entre 2009 e 2015. Ele é líder da chapa Engenheiros Unidos do Brasil – vencedora da eleição com 76,04% dos votos. Junto com Bogossian, também foram empossados o primeiro vice-presidente Fernando Peregrino e a segunda vice-presidente, Olga Simbalista, além da Diretoria, Conselhos Fiscal e Diretor.

Francis Bogossian entre os vice-presidentes Olga Simbalista e Fernando Peregrino | Foto: Fernando Alvim

Entre os objetivos do novo presidente – que é ex-aluno e ex-professor da Escola Politécnica da UFRJ, está o trabalho em parceria com todos os sócios, incluindo os que fizeram parte da chapa opositora, que foi liderada pelo engenheiro Mathusalécio Padilha. “O que nós prometemos e vamos querer abraçar é a defesa da soberania nacional e a importância da engenharia na retomada do desenvolvimento da nação brasileira”, declarou Francis Bogossian.

A diretora da Escola Politécnica da UFRJ e também conselheira do Conselho Diretor do Clube de Engenharia, Cláudia Morgado, esteve presente na cerimônia e celebrou a escolha dos sócios e reforçou a necessidade de uma maior valorização dos engenheiros do país.

A diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado, ao lado do novo presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian | Foto: Fernando Alvim

– É importante a gestão do Clube de Engenharia estar sob a liderança do professor, engenheiro e empresário Francis Bogossian. Nosso país mais do que nunca precisa integrar o saber, a técnica e o empreendedorismo em prol do desenvolvimento social e inovação industrial, de maneira que nos posicione na vanguarda da economia mundial acorde com a grandeza do Brasil.

Já o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica e também conselheiro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia, Richard Stephan, comentou:

– Francis representa um exemplo para todos nós engenheiros. Identifica claramente os problemas vividos pelo Brasil, em especial, os oriundos da frágil produção industrial, mas não se deixa abater com as dificuldades, procurando sempre um caminho, uma solução. Trata-se de um empresário, sintonizado também com as necessidades acadêmicas. O Clube de Engenharia ganhará muito com o seu retorno como presidente.

Em seu discurso, o reitor da UFRJ, Roberto Medronho, destacou que a real industrialização não se faz sem a participação de engenheiros. “Estou aqui com muito orgulho representando também as nossas universidades, e eu acredito que não podemos prescindir desses colegas que possuem o conhecimento, o know-how, e são aqueles que operam e resolvem os problemas lá na ponta”, disse.

Professores da UFRJ, representantes da sociedade civil e de outras instituições também compareceram ao evento, entre eles: o diretor-adjunto de Planejamento, Finanças e Sistemas da Escola Politécnica (DAPLAN), Victor Esteves; o decano do Centro de Tecnologia da UFRJ Walter Issamu Suemitsu; o presidente da Associação dos Antigos Alunos da Politécnica e ex-presidente do Clube de Engenharia, Heloi José Fernandes Moreira; o professor da Escola Politécnica da UFRJ, Eduardo Qualharini; o gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Wagner Victer.

Ainda fazem parte da nova gestão do Clube de Engenharia os diretores Alberto Balassiano, Alexandre de Almeida, Luíza Araújo, Júlio Villas Boas, Luiz Carneiro, Miguel Sampaio, Pedro Henrique Monforte, Sérgio Niskier, Tatiana Ferreira e Victor Hugo Rodrigues. Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: Arnaldo Muxfeldt, Guilherme Isidoro, Angèle Dutra, José Carlos Lacerda, Mario Stein e Gustavo Roque.

Francis Bogossian – Graduado em Engenharia Civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Fez especialização em Mecânica dos Solos, das Rochas e Barragens na França, e estágio de aperfeiçoamento no LNEC em Portugal. Foi professor da Escola de Engenharia da UFRJ – atual Escola Politécnica da UFRJ – e da UVA, onde também foi diretor da Escola de Engenharia, Decano do Centro de Tecnologia e Pró-Reitor de Desenvolvimento.

Atualmente é presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos (IBEP). Foi presidente da Academia Nacional de Engenharia, do Clube de Engenharia, da Associação de Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj) e do Crea-RJ; e vice-presidente Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE). É também “Golden Fellow” da American Society for Civil Engineers e presidente do Conselho de Administração da Geomecânica, empresa que fundou em 1972.