Minerva Náutica fica entre as cinco melhores equipes em competição nacional

Publicado em: 19/08/2024 Escola Politécnica da UFRJ

A equipe de nautimodelismo da Escola Politécnica da UFRJ, a Minerva Náutica, garantiu o quarto e quinto lugar geral no Desafio Universitário de Nautidesign (DUNA) – uma iniciativa que busca fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, sobretudo, da área naval. A competição aconteceu na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no último dia 17 de agosto, e reuniu 23 universidades de todo o país.

Composta por mais de 20 alunos de Engenharia, a Minerva Náutica passou um ano inteiro se preparando, desenvolvendo cada detalhe dos seus modelos, desde o sistema elétrico e mecânico até o design do casco. Segundo um dos membros e também responsável por pilotar o protótipo de embarcação, Diego Ribeiro, o projeto correspondeu às expectativas e representou todo o esforço investido na preparação.

– Ver o nautimodelo funcionando e recebendo os comandos foi um momento de grande gratificação. Essa emoção foi acompanhada pela necessidade de trabalho em equipe, especialmente nas provas de corrida com obstáculos, onde a visibilidade limitada exigiu uma coordenação precisa com os membros da equipe posicionados estrategicamente. Essa vivência prática não só consolidou o conhecimento técnico adquirido em sala de aula, mas também desenvolveu habilidades interpessoais essenciais, como a colaboração e a tomada de decisões sob pressão, fundamentais para sua formação como engenheiro.

Segundo ele, as provas exigiram das embarcações habilidades como manobrabilidade em curvas fechadas, estabilidade em alta velocidade e capacidade de superar obstáculos, tudo sob condições controladas e com gestão eficiente de energia. Mesmo com as adversidades enfrentadas, a Minerva Náutica ficou atrás apenas das equipes da UFSC, “Seven Seas” e “Holandês Voador”, e da UFPE, “Navicula”, que garantiram os três primeiros lugares.

“Essa conquista não só destaca a Escola Politécnica da UFRJ entre as melhores universidades do país, como também reforça a importância da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O resultado final reafirma a capacidade da equipe em enfrentar e superar desafios técnicos complexos, colocando a UFRJ entre as melhores do Brasil nesse competitivo cenário”, avaliou Diego Ribeiro.