Vinte e três alunos dos cursos de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ e de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que fazem parte da equipe de competição Minerva Civil, embarcam no próximo dia 18 de outubro para Florianópolis (SC) para participarem de cinco concursos estudantis que integram a programação do 64º Congresso Brasileiro do Concreto CBC – maior evento sobre concreto do país, e que acontece entre os dias 18 e 21 de outubro. Coordenada pela professora Ana Beatriz Gonzaga, a equipe da UFRJ conta com o auxílio dos professores Sandra Oda, Giovanni Ávila, Julio Holtz, Oscar Reales e apoio da Ecoponte.
“Esta é a primeira vez que a nossa equipe recebe um apoio tão significativo quanto este da Ecoponte, o que reforça que estamos no caminho certo. Aprendemos muito com os erros cometidos em edições anteriores e agora estamos preparados para bater de frente com outras grandes universidades brasileiras e finalmente trazer esse pódio para UFRJ”, destacou a membra do time de projetos da Minerva Civil, Izabela Moura.
Entre as competições que os alunos participarão estão o Concrebol, que tem por objetivo testar a habilidade deles no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos homogêneos com parâmetros de resistência otimizados. O desafio proposto é o de conceber uma bola de concreto leve, que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea. Já o desafio “Concreto colorido de alta resistência – COCAR” busca testar o conhecimento na preparação de concreto de resistência alvo, através do molde de um corpo de prova com concreto colorido, que seja capaz de atingir a resistência no ensaio à compressão axial.
Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), o concurso Ousadia propõe aos alunos a elaboração de um projeto básico estrutural de uma obra em concreto e planejamento preliminar de sua construção, tendo como objetivo apresentar a solução mais ousada. Já o “Concreto: quem sabe faz ao vivo” busca avaliar a habilidade dos competidores na dosagem de concretos autoadensáveis com o menor consumo de cimento possível, que apresentem a maior resistência em 24h.
Para testar a capacidade dos competidores no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas dinâmicas, o concurso “Aparato de proteção ao ovo” apresentará o desafio de projetarem e construírem um pórtico em concreto reforçado com armaduras, que
seja capaz de resistir a cargas crescentes de impacto durante o ensaio de carregamento dinâmico.
Caso a equipe vença todos os concursos, pode somar em prêmios até R$ 10 mil, além de receber a menção honrosa Medalha Concreto IBRACON que neste ano premiará com licenças vitalícias do software de análise estrutural TQS.
Compõem a equipe Minerva Civil os seguintes estudantes:
- Ana Clara Albuquerque
- Ana Cristina Ferreira
- Camile Gonçalves
- Carlos Henrique Nascimento
- Daniel Bernadino de Rezende
- Daniel da Silva Calixto
- Daniela Marques da Silva
- Gabriel Cardoso Rebelo
- Gabriel Nakalski
- Hermelino Viana
- Ingrid Silva de Souza
- Izabela de Sousa Moura
- Jean Augusto Alcantara
- José Carlos Barros
- Larissa Mendonça Lira
- Lucas Gouveia
- Luis Henrique Paiva
- Marcelo Pacheco
- Maria Raquel Carvalho
- Mariana Carvalho de Pádua
- Matheus Araújo Pereira
- Miguel Rego Tavares Silva
- Vinicius Marques Augusto