O Laboratório de Máquinas Elétricas (Labmaq), vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ e ao Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, adquiriu por empréstimo novos equipamentos junto a Hottinger Brüel & Kjær (HBK) – empresa do setor de tecnologia avançada para medição e gerenciamento de som e vibração.
Pelos próximos três meses, os equipamentos serão utilizados para os estudos da Máquina de Indução de Dupla Alimentação em Cascata – CDFIM e da Máquina de Indução de Dupla Alimentação Sem Escova (BDFIM), que estão sendo avaliadas no laboratório. Este é o primeiro trabalho em conjunto da HBK e o LabMaq/DEE/UFRJ, com o objetivo de estreitar os laços entre a indústria e a universidade, possibilitando mostrar tecnologia de ponta aos futuros engenheiros.
Entre os equipamentos emprestados estão torquímetros com diferentes faixas de medição, assim com um Sistema de Testes eDrive, que possibilitará a aquisição simultânea das tensões, correntes e potências de entrada em cada máquina, além dos sinais de velocidade e torque com uma taxa de aquisição de 2MS/s.
“Um dos grandes desafios que enfrentamos hoje em dia, desde o ponto de vista de ensino, é manter informados e atualizados nossos alunos com as ferramentas mais modernas que se têm no mercado. Por este motivo, esta parceria é de grande importância já que mostra que é possível estreitar os laços entre os centros de ensino e a indústria de forma a apresentar ferramentas de ponta aos futuros engenheiros, que poderão ser futuros usuários desta tecnologia”, destacou Elkin Rodriguez, responsável pelo Labmaq.