Jogo de tabuleiro desenvolvido em projeto da Poli-UFRJ alerta crianças e jovens sobre redução do risco de desastres

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Material será distribuído para crianças e jovens de escolas públicas brasileiras em 2020 e a expectativa é expandir para outros países

Criado com objetivo de tornar o tema redução do risco de desastres mais atrativo, ojogo de tabuleiro ‘Cidade Resiliente’ passará a ser distribuído em 2020 para crianças e jovens de escolas públicas,com a cooperação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da ONU Habitat Brasil.A ferramenta é resultado do projeto de extensão Espaço Fluir da Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) e foi validada após estudo de ex-aluna de Engenharia Civil da Poli. A apresentação do jogo aconteceu no último dia 4, em oficina do Departamento de Relações Institucionais (Derid) e do Departamento de Gestão Territorial (Deget).

De maneira lúdica, o jogo exige conhecimento sobre riscos de desastres e desafia cada jogador a conhecer ameaças geohidrológicas, propor ações preventivas para cada situação e a associaras ações aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O jogo apresenta um cenário composto de área de encosta, zona costeira, rio, praia, entre outros elementos naturais e urbanos.“Desde 2015, uma série de jogos foram desenvolvidos para serem utilizados em oficinas, como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro simples ou de perguntas e respostas. No ano passado, propus a uma aluna elaborarmos e validarmos uma ferramenta educativa para redução dos riscos e desastres. No processo, julgamos interessantee inovador abordamos ações preventivas para 13 ameaças geohidrológicas e associarmos cada ação preventiva aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica Alessandra Conde, coordenadora do projeto e também professora do Departamento de Construção Civil da Poli-UFRJ.Autora do estudo “Jogo Cidade Resiliente: um estudo sobre aplicação de ferramenta de redução de riscos de desastres em ambientes escolares”, a ex-aluna Marjorie Caroline Gonçalves de Noronha, apresentou em agosto deste ano o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e seguiu para França, onde cursa mestrado.“Futuramente, pretende-se que a ferramenta elaborada seja difundida em países cujo idioma também seja o português, como Portugal, Angola, Timor-Leste e Moçambique.
Há possibilidade, também, de difusão do Jogo Cidade Resiliente em versões que contemplem outros idiomas”, adiantou a professora.Sobre o projeto de extensãoO Espaço Fluir busca possibilitar e estimular o diálogo, a reflexão e a construção de conhecimentos sobre o tema Redução do Risco de Desastres associados a movimentos de massa, por meio da mobilização e colaboração de alunos e ex-alunos da UFRJ na concepção, planejamento e elaboração de atividades e instrumentos pedagógicos, na instalação de espaços lúdicos e na aplicação de oficinas.
19/12/2019
Escola Politécnica da UFRJ