Integrante da Enactus UFRJ chega ao Top 10 do Programa de Jovens Talentos da Enactus Brasil

Publicado em: 19/08/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Sob coordenação da professora Alice Ferruccio da Escola Politécnica da UFRJ, a Enactus UFRJ – organização estudantil vinculada à instituição e que conta com mais de 30 membros de diferentes graduações da universidade, figurou entre os dez melhores colocados do Programa de Jovens Talentos da Enactus Brasil. O reconhecimento recebido por sua integrante e também aluna do curso de Paisagismo da Escola de Belas Artes da UFRJ, Miriã de Jesus dos Santos, comprovou a capacidade empreendedora e de transformação dos alunos da UFRJ.

Miriã de Jesus dos Santos

A edição deste ano reuniu cerca de 60 estudantes de todo o Brasil – selecionados por meio de critérios de compatibilidade com os valores da Enactus; vontade genuína de contribuir de maneira concreta para a sociedade brasileira; espírito empreendedor; comprometimento e resiliência. Mas, apenas aqueles participantes que apresentaram maior comprometimento com as atividades foram agraciados com o prêmio “Top 10 Jovens Talentos da Organização Enactus Brasil”.

O programa é realizado anualmente ao longo de seis meses, e conta com aulas sobre desenvolvimento pessoal e profissional, mentorias, exercícios e promove oportunidades de se conectar com outros jovens e pessoas de alto cargo de empresas parceiras.

“Essa experiência estimulou o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Fazer parte do Top 10 foi um reconhecimento motivador sobre o meu empenho e participação em cada masterclass, challenge, mentoria, curso e contato com outros jovens. Ter chegado nesse pódio, me fez ter bem mais segurança para assumir um papel de liderança, realizar reuniões, saber me comunicar e escutar, trabalhar em equipe, perceber como eu penso e atuo em situações diversas”, avaliou a integrante da Enactus.

De acordo com Miriã, as conexões interpessoais desenvolvidas no Programa de Jovens Talentos serão duradouras. “Alguns mentores vão continuar nos aconselhando na nossa jornada. É o caso da minha mentora, Priscila Ogusuku. Ela e outros profissionais nos orientarão no trabalho de conclusão de curso, que tem que estar alinhado com os pilares da Enactus. Foi explicado por eles que o investimento posto na gente, será devolvido de forma a solucionar mais problemas socioambientais e econômicos”, destacou.

A coordenadora da Enactus UFRJ, professora Alice Ferruccio, celebrou a conquista. “É um exemplo para todos os alunos da nossa rede e de toda a UFRJ. Seu reconhecimento pela Enactus Brasil reforça a importância de jovens líderes comprometidos e inovadores no cenário atual”.