Inscrições abertas para os Programas de Engenharia Urbana (PEU) e de Projeto de Estruturas (PPE) da Politécnica-UFRJ

Publicado em: 04/10/2023 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O Programa de Engenharia Urbana (PEU) e o Programa de Projeto de Estruturas (PPE), ambos vinculados à Escola Politécnica da UFRJ, lançaram edital de processo seletivo para sua modalidade de mestrado profissional para o primeiro trimestre letivo de 2024. As inscrições podem ser feitas online. 

Foram disponibilizadas 30 vagas para o Programa de Engenharia Urbana (PEU), distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa: Sistemas Urbanos e Métodos e Técnicas. No ato da inscrição online, o candidato deverá optar por uma das duas linhas de pesquisa. Vale ressaltar que o PEU possui nota máxima na avaliação da Capes, com linhas de pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, Sistemas Urbanos e Métodos e Técnicas em Eng. Urbana. 

O programa busca capacitar profissionais graduados nas diversas áreas da engenharia para desenvolver e aplicar o conhecimento técnico e científico no apoio à condução de processos participativos e na tomada de decisão, visando à sustentabilidade urbana. Trata-se de um curso de engenharia aplicada na gestão e na infraestrutura das cidades, com educação continuada (ensino para graduados), conforme os requisitos da portaria CAPES nº. 080 de 16/12/1998. 

Já o Programa de Projetos de Estruturas (PPE) oferecerá 15 vagas para as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de sistemas de análise de estruturas (projeto SALT); Projeto ótimo de estruturas com restrição de confiabilidade; Projeto de estrutura e sobre ação sísmica; Projeto de grandes sistemas estruturais; e Projetos de estruturas offshore fixas e flutuantes. 

O Mestrado Profissional do PPE busca ser referência nacional para a capacitação profissional na área de Projeto de Estruturas. Está em consonância com os princípios norteadores da Escola Politécnica para a formação de recursos humanos qualificados nesta área de atuação, em função da demanda efetiva apresentada pelo próprio mercado de trabalho. 

INSCRIÇÕES: 

Programa de Projeto de Estruturas (PPE) 

Até o dia 20 de novembro

http://www.ppe.poli.ufrj.br/selecao2024.php 

Programa de Engenharia Urbana (PEU)

Até o dia 3 de dezembro 

https://peu.poli.ufrj.br/selecao-em-andamento/