Grupo de Eletrônica de Potência da UFRJ conquista prêmio que vai acelerar as atividades de pesquisa

Publicado em: 02/07/2019 Escola Politécnica da UFRJ

O grupo de Eletrônica de Potência da UFRJ, vinculado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Poli-UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PEE) da COPPE-UFRJ, conquistou um simulador de tempo real, em competição internacional promovida pela empresa americana Typhoon HIL. A utilização do novo equipamento, recebido em junho, vai acelerar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, uma vez que será possível realizar testes de equipamentos e estratégias de controle em situações mais próximas do real em menos tempo e custo menor, através de simulações usando controller-hardware-in-the-loop (C-HIL).

“Durante o processo, os alunos tiveram que alcançar diversas certificações solicitadas pela organização da competição e apresentar um projeto inédito que demonstrasse a aplicação técnica do equipamento. É uma conquista importante para os alunos e para Universidade”, avalia o professor do DEE e do PEE, Robson Dias.

O grupo de participantes da competição é formado por cerca de 30 alunos de graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica da Poli-UFRJ e da COPPE-UFRJ, que fazem parte dos Laboratórios de Eletrônica de Potência (Elepot), Fontes Alternativas de Energia (Lafae) e Eletrônica de Potência e Média Tensão (Lemt).

“O prêmio é de grande importância, pois com ele seremos capazes de simular fenômenos do cotidiano de sistemas elétricos sem a necessidade de acesso a um sistema real, propriamente dito, nas etapas de desenvolvimento. Isso facilitará os estudos, reduzindo as exposições ao risco elétrico e o custo de desenvolvimento. A grande satisfação é que o Typhoon HIL, um equipamento de altíssima tecnologia e alto custo, foi obtido por meio de esforço e trabalho em equipe em uma competição que envolveu Universidades e Centros de Pesquisa de toda a América Latina”, celebra Lauro Neto, estudante do 10º período do curso de Engenharia Elétrica.