Futuro hídrico e iniciativas de preservação da água marcam 18ª Ambientável

Publicado em: 26/08/2023 Escola Politécnica da UFRJ

A XVIII Semana da Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ chegou ao fim no último dia 25, após trazer ao longo de quatro dias uma programação diversificada sobre temas relacionados a recursos hídricos e responsabilidade inerente ao seu manejo. Além disso, a semana acadêmica reforçou questões como acessibilidade à água e a desigualdade associada à sua escassez, as tecnologias, métodos de estudo e inovações relacionadas a esse recurso crucial para a sustentação da vida.

Com o tema “Futuro Hídrico: um banho de água fria”, o evento refletiu uma perspectiva crítica de formação, destacando a participação de projetos dedicados à preservação das áreas costeiras e dos recursos hídricos. Convidados compartilharam suas experiências, proporcionando aos futuros engenheiros ambientais uma compreensão mais profunda das implicações práticas do manejo das águas e seu impacto direto em nossa futura atuação profissional.

É o caso do Canal Novo Mundo, idealizado pela ex-aluna do curso de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ, Thaiane Maciel. O projeto, que tem como objetivo oferecer educação e conscientização ambiental de forma fácil e acessível, foi reconhecido recentemente pelo Women of the Future Programme (WOF) e pela Unesco. “Considero importante essa sinergia entre representantes da academia, sociedade civil, Ongs, principalmente pelos diferentes pontos de vista aqui apresentados, apesar de atuarmos na mesma área”, destacou a ex-aluna durante participação no painel Remando contra a corrente: Projetos que fazem a diferença pela proteção dos oceanos.

Já a professora do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica-UFRJ Susana Beatriz Vinzon, que também participou do painel, falou sobre o trabalho que vem realizando com o projeto socioambiental Orla Sem Lixo, que busca desenvolver soluções efetivas e sustentáveis capazes de barrar, coletar e reciclar o lixo flutuante que desemboca na baía e ao mesmo tempo criar um modelo de geração de trabalho e renda.

Também foram ofertados aos participantes um minicurso que apresentou casos práticos de projetos utilizando modelos de corpos d’água, bem como oficinas realizadas por projetos internos da UFRJ, como o MUDA – Mutirão de Agroecologia da UFRJ. Nesse contexto, uma roda de conversa explorou a temática da agroecologia, enquadrando-a na perspectiva atual da Ambientável. As oficinas também abordaram aspectos de saneamento ecológico, as disparidades no consumo e uso da água entre a agricultura convencional e a agrofloresta. Outra oficina, promovida pelo Projeto CIMA – Ciência Cidadã e Meio Ambiente, propiciou reflexões acerca das problemáticas ambientais nas periferias urbanas e do papel da ciência cidadã na promoção da equidade ambiental nessas regiões.

“Organizado totalmente pelos alunos de graduação de Engenharia Ambiental, o evento foi um espaço para debates, divulgação científica e acolhimento aos novos alunos. A edição deste ano teve um tema relevante na atualidade e que possibilitou a discussão sobre disponibilidade hídrica, risco de inundações, conservação de ecossistemas aquáticos, entre outros debates fundamentais sobre esse importante recurso, essencial à vida”, avaliou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, prof. Matheus Martins.