Fluxo Consultoria desenvolve aparelho para transição capilar

Publicado em: 19/04/2021 adminpiloti

Uma equipe da Fluxo Consultoria está desenvolvendo um aparelho destinado a quem decide assumir o cabelo crespo e está em processo de transição capilar, denominado Ecocachos. A iniciativa está em fase de testes e com registro de patente já solicitado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O projeto foi idealizado pela estudante de engenharia civil da Estácio Thamyris Costa.

Thamyris conta que em 2019 saiu de Macaé, interior do Estado do Rio, para contratar os serviços da Fluxo Consultoria, com o intuito de alinhar melhor as próprias ideias e colocar em prática o que já tinha esboçado. Na ocasião, alguns desafios foram identificados pela equipe orientada pelo professor Gabriel Veríssimo, do Departamento de Engenharia Mecânica.

“O desafio principal foi projetar o produto de forma mais compacta, leve e ergonômica possível, mas que ao mesmo tempo cumprisse o seu propósito de modelar e secar cachos. Tivemos que ter atenção na escolha dos materiais, vendo as propriedades físicas, mecânicas e térmicas dos mesmos, nos preocupando também em encontrar um bom custo-benefício”, explicou Carolina Chacon, aluna do 5º período de Engenharia Mecânica da Politécnica-UFRJ e uma das integrantes da Fluxo envolvidas no projeto.

A ideia para o produto surgiu após Thamyris enfrentar diversas complicações estéticas nos últimos anos. “Uma vez fiz um procedimento e saí de um salão de beleza feliz e linda até a primeira lavagem onde, debaixo do chuveiro, meus cabelos caíram da raiz. Fiquei aos prantos. Em outra, já adotando o processo de transição capilar, um salão ‘fritou’ o meu cabelo com uma simples prancha e isso me fez recomeçar todo o processo do zero”, lamentou a estudante que disse ter ficado com a autoestima abalada nessas ocasiões.

Thamyris diz que depois de incansáveis buscas pelos cachos perfeitos e pesquisas sobre o que se pode ou não fazer para alcançar o tal objetivo, começou a questionar se não poderia ser criado um equipamento para que pessoas com os cabelos crespos como os dela não precisassem cortar o cabelo bem curto quando decidisse parar de alisá-los. E mais, um aparelho que não alterasse a estrutura capilar como o alisamento com prancha causa. “Agora, minha expectativa para os próximos meses é conseguir um investidor.”

Participam do desenvolvimento do Ecocachos, pela Fluxo Consultoria, os seguintes alunos: Amanda Santoro (7º período, Naval e Oceânica); Raquel Cavalcanti, (8º período, Nuclear); Carolina Chacon, (5º período, Mecânica); Gabriel Sousa, (2º período, Eletrônica e Computação); Julia Lopes, (5º período, Engenharia Mecânica); Katiany Novais, (5º período, Engenharia Naval e Oceânica); e Christian Marques (7º período, Eletrônica e de Computação).