Exposição de obras de arte feitas com resíduos eletroeletrônicos marca atividades do projeto LaWEEEda

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Peças de computador, placas de vídeo e baterias transformadas em obras de arte, entre elas miniaturas de aviões, insetos, animais e até robôs. Com a proposta de chamar atenção para o reaproveitamento de resíduos eletroeletrônicos, o artista plástico Gilberto Vieira Mendes trouxe à Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) mais de dez esculturas e robôs feitos a partir de materiais reciclados, além de ministrar palestra e oficinas nos dias 4 e 5, que demonstraram o conceito de ensino e aprendizagem, com uso de tecnologia de baixo custo, para alunos e interessados no tema.

“O ser humano produz, em média, até 1,8kg de lixo por mês, e tudo o que você faz hoje, independentemente da área de atuação, deve ter como foco a preocupação com a sustentabilidade, por conta da conservação do planeta e porque a população já está mais consciente nas escolhas”, explica o artista.

Com a coordenação da professora Elen Pacheco, do Instituto de Macromoléculas e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ, a atividade fez parte do projeto LaWEEEda – Rede Latino americana e Europeia para Desenvolvimento, Pesquisas e Análise em Resíduos de Equipamentos Eletrônicos –, que no Brasil foi lançado pela Coppe/UFRJ e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Integrante do projeto, o diretor adjunto de Desenvolvimento Humano da Escola Politécnica, Ricardo Jullian Graça, reforça que a realização do evento também está principalmente vinculada ao interesse de sensibilização e capacitação de professores da Politécnica na utilização didática de resíduos eletroeletrônicos, através de novas metodologias de ensino.Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. Já o Brasil é o 4º país que mais produz lixo, com a produção de 11 milhões de toneladas, de acordo com o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, elaborado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).
12/09/2019
Escola Politécnica da UFRJ