Ex-aluno e professor da Politécnica é um dos novos membros da Academia Nacional de Engenharia

Eduardo Pacheco Jordão
Publicado em: 10/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:
Eduardo Pacheco Jordão
Eduardo Pacheco Jordão

Um dos responsáveis pela implantação dos programas de mestrado e doutorado da Escola Politécnica e da Estação Experimental de Tratamento de Esgotos em área da própria UFRJ, o professor aposentado Eduardo Pacheco Jordão é um dos 19 novos membros titulares da Academia Nacional de Engenharia (ANE), que tomaram posse no fim de julho.

Fundada em 1991, a Academia Nacional ANE é uma academia de ciências que divulga e fomenta a produção científica no Brasil.A academia  reúne  um quadro de 200 engenheiros com grande vivência e sucesso na profissão, que podem agregar sua experiência a novos campos de ação, levando modernidade à prática e ao ensino da engenharia. E, segundo o professor Jordão, a Escola Politécnica faz parte deste cenário e cumpre um papel ímpar no aprimoramento e desenvolvimento da engenharia nacional.

“A Escola Politécnica possui enorme tradição, história, e registro de ações que beneficiam e impulsionam o desenvolvimento de nosso país. De um lado contribui fortemente na formação de nossos engenheiros, com várias especialidades e contínuo aperfeiçoamento. E é a partir desta própria formação de engenheiros, atualizados e desejosos de contribuir para o progresso e para o bem-estar de todos, que a engenharia brasileira se desenvolve, se fortifica, e se expande em benefício de nosso desenvolvimento”, comentou o professor.

O professor Jordão é formado em engenharia civil, com especialização em obras hidráulicas, pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politécnica). Aperfeiçoou-se em Engenharia Sanitária na University of Wisconsin, onde recebeu o grau de “Master of Science”. Em 1968 recebeu o grau de “Doutor em Engenharia” pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Engenharia Hidráulica.

Especialista em tratamento de esgotos, ele também deseja dar ênfase a programas e projetos voltados para a engenharia ambiental, e para a maior formação de engenheiros neste campo. 

Conheça todos os novos membros da ANE em http://anebrasil.org.br/academia-nacional-de-engenharia-divulga-lista-de-novos-membros/