Os estudantes de Engenharia Eletrônica e de Computação Gabriel Lisboa e Leandro Assis, e os professores da Escola Politécnica da UFRJ Fernanda Duarte Oliveira, João Victor da Fonseca Pinto, José Manoel de Seixas e Natanael Nunes de Moura Júnior conquistaram o segundo lugar no Prêmio de Melhor Artigo no XVII Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (CBIC 2025). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC), ocorreu entre os dias 27 e 30 de outubro, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O trabalho premiado, “Redes Neurais Embarcadas em FPGA para Classificação Online de Elétrons em um Calorímetro de Altas Energias”, foi apresentado na edição de 2025 da CBIC. O artigo propõe a implementação de um algoritmo de hardware chamado NeuralRinger, que opera desde 2017, em software, no experimento ATLAS, parte da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) — um dos maiores laboratórios de física de partículas do mundo. O estudo demonstra a viabilidade de usar inteligência artificial embarcada para lidar com o desafio do elevado volume de dados.
A pesquisa, desenvolvida por estudantes e professores, foi elogiada por sua qualidade técnica, relevância científica e contribuição para o avanço da área de Inteligência Computacional no Brasil.
Com 30 anos de história, o CBIC é considerado um dos principais eventos da área de Inteligência Computacional no país, reunindo professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil. A programação deste ano contou com apresentações de trabalhos científicos, palestras ministradas por especialistas e mesas-redondas.
