Escritório de Carreira oferece orientação profissional a alunos e egressos

Publicado em: 22/03/2021 adminpiloti

Criado em dezembro, o Escritório de Carreira é o mais recente serviço com o qual alunos e ex-alunos da Politécnica-UFRJ podem contar para construção de suas trajetórias profissionais. A Diretoria Adjunta de Carreira e Empreendedorismo (DACE), sob a responsabilidade da professora Alice Ferruccio, coordena o projeto que orienta alunos e ex-alunos da instituição em relação às diferentes possibilidades de trilhas de carreira na engenharia e também no planejamento ou aperfeiçoamento de projetos empreendedores.

O Escritório de Carreira pode orientar alunos e egressos na construção de currículos atrativos, sobre entrevistas e processos de seleção, indicar quais empresas podem agregar maior valor na área que desejam se desenvolver profissionalmente, apontar quais habilidades podem melhorar ou como desenvolver uma ideia empreendedora. E também, no caso dos alunos, orientar sobre os procedimentos internos da universidade para que alcancem seus objetivos. Por exemplo, quando já pensam em procurar um estágio, mas ainda não conhecem os critérios exigidos pela instituição.

A aluna Adriana Mariano de Oliveira, do 6° período de Engenharia de Produção, estava com dificuldade de avançar nas etapas de processos seletivos dos quais participava. Quando ganhou a mentoria do Escritório de Carreira em um jogo da Feira Virtual de Carreiras e Oportunidades, em dezembro, pediu orientação sobre como poderia se destacar nas entrevistas, no currículo e como se portar nas dinâmicas.

“Recebi várias dicas importantes, coisas que eu nem sabia que poderia colocar no meu currículo e que seriam um diferencial. Com a ajuda da professora Alice, refiz todo o meu currículo e comecei a ser chamada para as etapas seguintes dos processos seletivos. Agora ele está bem mais profissional e isso chama a atenção dos recrutadores. Foram dicas valiosas”, conta a aluna.

Adriana Mariano de Oliveira

Já Michel Balassiano, egresso de Engenharia Civil na Escola Politécnica e um dos fundadores do “Caronaê”, aplicativo de caronas para universitários, procurou o Escritório de Carreira para tentar identificar perspectivas sobre como manter o projeto sustentável a longo prazo. “Inicialmente, o projeto foi mantido com recursos da universidade e agora se encontra em estágio de reestruturação. A mentoria foi importante para entender profissionalmente as possibilidades para que possamos ser referência e ampliar nossos horizontes”, relata.

Michel Balassiano

Novos estudantes da Escola Politécnica que não têm certeza se tomaram a decisão certa em relação à escolha do curso, estão pensando em mudar ou desejam saber quais caminhos podem traçar na engenharia, de acordo com seus principais gostos e objetivos, também podem contar com o Escritório de Carreira para orientação.

“O principal objetivo do Escritório de Carreira é apoiar alunos e ex-alunos a construir suas carreiras. É a oportunidade que eles têm para tirar dúvidas, discutir sobre vida profissional e saber como a Escola Politécnica pode lhes auxiliar nesse processo”, assinala a profa. Alice Ferruccio, Diretora Adjunta de Carreira e Empreendedorismo.

Devido à pandemia, a mentoria é realizada de maneira remota e dura entre 45 minutos e uma hora . Os alunos e egressos interessados devem enviar um email para a DACE (dace@poli.ufrj.br) para fazerem o agendamento. Ainda não há previsão para o retorno da mentoria presencial.