Escola Politécnica firma parceria com empresa global de software de energia

A iniciativa possibilita o desenvolvimento de projetos através da plataforma FieldTwin de gêmeos digitais.

Publicado em: 31/01/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Com o propósito de estimular o conhecimento de alunos e professores na área de transição energética e produção de hidrocarbonetos, a Escola Politécnica da UFRJ assinou um acordo de licenciamento e parceria com a empresa de tecnologia FutureOn. A iniciativa estabelece o uso e o desenvolvimento de projetos através da plataforma FieldTwin de gêmeos digitais, que realiza todas as funções em nuvem.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Politécnica-UFRJ e idealizador da parceria, Rafael Charin, o software da FutureOn é capaz de modelar virtualmente um sistema físico e receber continuamente dados reais sobre tal sistema para que algoritmos de inteligência artificial garantam a sua representatividade. Ele explica que os gêmeos digitais também conseguem estudar os problemas de forma mais estratégica, do que as simulações típicas, pois o ambiente virtual criado torna o estudo muito mais detalhado.

Charin entende que a adesão da ferramenta demonstra o quanto a Universidade está aderente à modernidade, proporcionando aos alunos de graduação o contato com as principais tecnologias relacionadas à Indústria 4.0.

“O maior desafio da indústria não está somente no desenvolvimento de novas tecnologias, mas também em operar essas ferramentas, que são fundamentais para todo o processo de transição energética rumo ao carbono zero. Este é o momento ideal para os nossos alunos se familiarizarem e testarem com essas ferramentas e colocarem em prática todo conhecimento teórico adquirido”, destacou.

Além do uso no Projeto Multidisciplinar do graduandos em Engenharia de Petróleo, a coordenação do curso pretende realizar eventos como Hackathons e incentivar o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso utilizando a plataforma FieldTwin.