Escola Politécnica coordena projeto de transformação de mais de 1,5 toneladas de resíduos orgânicos em energia limpa

Biodigestor instalado no CIEP Mané Garrincha, em Magé, produzirá biogás para ser utilizado como gás de cozinha e biofertilizante em horta da escola.

Publicado em: 13/03/2024 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Pesquisadores, professores e alunos de graduação de diferentes unidades da UFRJ deram início a instalação de um biodigestor no CIEP Mané Garrincha, em Magé, com o objetivo de implementar uma solução de reaproveitamento de mais de 1,5 toneladas de resíduos orgânicos gerados pela escola anualmente. O equipamento, que começará a operar em meados de abril, será capaz de produzir energia limpa, biogás para ser utilizado como gás de cozinha e biofertilizante para a horta da escola. O projeto “Vamos dar um Gás” foi criado pelo Luppa – Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais, e conta com recursos do Parque Tecnológico da UFRJ.

A Escola Politécnica da UFRJ será responsável pela coordenação e manutenção das atividades. Já a Escola de Química avaliará o processo de biodigestão através de ensaios de laboratório para avaliação de parâmetros físicos, químicos e biológicos. O Instituto de Pesquisa de Produtos Naturais Walters Mors (IPPN/CCS), ficará responsável pelas análises por ressonância magnética nuclear e espectrometria de massas para acompanhamento da biodigestão.

A operação do biodigestor será realizada por uma equipe de professores e alunos responsáveis na escola estadual, que serão capacitados pela comunidade acadêmica. Com a experiência adquirida, será possível adaptar essa solução para a instalação em residências da comunidade local, considerando as realidades e estimulando o empreendedorismo sustentável para os agentes envolvidos.

“Esse é o papel da extensão universitária, levar melhorias para a comunidade. Vamos dar um gás é um projeto que vai além da geração de gás para a escola, trata-se de um laboratório para os estudantes aprenderem novos conceitos para complementar sua formação individual e para a transformação da comunidade onde vivem. O biodigestor é mais um elemento de sustentabilidade para o CIEP 441 que é um exemplo na área ambiental para a formação dos estudantes”, destacou a professora da Escola Politécnica da UFRJ e também coordenadora do projeto, Monica Pertel.

Confira a lista de integrantes do projeto:

Politécnica-UFRJ

Alice Werneck Pavlova
Bárbara Gringberg Lauria
Danielle de Oliveira Felix Freitas
Elayne Silva Correia de Araújo
Fernanda Fidalgo Santoro
Flora Bessa Garcia
Gabriele Araujo Nogueira
Gyovanna Oliveira dos Santos
Jessica dos Santos Cugula
João Victor Lessa da Silva
João Vitor Mendes Marques de Oliveira
Júlia da Silva Evangelista
Laura Ribeiro Fernandes do Rosário
Leonardo Mangia Rodrigues
Lucas Pereira da Silva
Matheus Francisco Germano de Paula
Monica Pertel (coordenadora do projeto)
Raíssa André de Araújo
Samuel Andrade Pinto

CCS/UFRJ
Lidia Moreira Lima
Luzineide W. Tinoco

DCFar/ICBS/UFRRJ
Renata Barbosa Lacerda

IPPN/CCS/UFRJ
Fernanda Gadini Finelli

EQ/UFRJ
Felipe Sombra dos Santos

COPPE/UFRJ
Artur Souza e Silva
Luíza Santana Franca

IF/UFRJ
Elvis Brito Rodrigues
Giovanni de Lima Gonçalves Saisse
Isabelly Sant’Anna de Oliveira

ESS/UFRJ
Suzie Chê

Ciep 441 Mané Garrincha
Alexandre Magno de Souza Almeida
Vanessa Mattos Pires Couto