Equipes de competição da Escola Politécnica marcaram presença no Rio Innovation Week

Publicado em: 16/08/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Seis equipes de competição vinculadas à Escola Politécnica da UFRJ participaram do Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação do país, que foi realizado entre os dias 13 e 16 de agosto. Durante os quatro dias de programação, estudantes da Escola Politécnica da UFRJ apresentaram ao público os seus principais projetos de Engenharia, desenvolvidos em âmbito acadêmico, entre eles: submarino autônomo; veículo híbrido movido à hidrogênio; e foguete subsônico de sondagem atmosférica para transporte de experimentos embarcados e instrumentos de suporte.

Consolidada como uma das mais inovadoras equipes de Fórmula SAE Elétrico no Brasil, a Minerva Eracing trouxe o seu carro elétrico, que frequentemente figura entre os 10 melhores do país. Já a Nautilus UFRJ apresentou o seu robô submarino autônomo, que conquistou recentemente o terceiro lugar na prova de “Paper Técnico” na RoboSub – competição internacional de veículos autônomos submarinos.

Também presente no evento, a equipe Minerva Baja exibiu o seu veículo automotivo modelo Baja, ideal para enfrentar terrenos desafiadores. Seus avanços tecnológicos têm garantido conquistas importantes nas últimas décadas em competições regionais e nacionais do Baja SAE Brasil. Por outro lado, a Minerva Aerodesign apresentou o seu Veículo Aéreo Não Tripulável (VANT), capaz de carregar a maior carga possível dentro de especificações geométricas, de propulsão e de voo.

O estande da UFRJ ainda contou com a presença do Grupo de Pesquisas Aeroespaciais, formado pelas equipes Minerva Rockets e Minerva Sats, que alcançaram juntas no último ano a terceira colocação na Spaceport America Cup, a maior competição de foguetes e satélites do mundo, realizada no Novo México. O grupo desenvolve pesquisas e projetos de foguetes subsônicos de sondagem atmosférica para transporte de experimentos embarcados e instrumentos de suporte necessários.

“Cada projeto deste pode transformar nossa realidade futura, criando soluções para problemas complexos enfrentados pela sociedade. A presença dos estudantes num evento desta relevância apenas evidencia a excelência de nossa formação e importância de investir na ciência e na pesquisa, pois somente assim o país conseguirá avançar ainda mais tecnologicamente”, avaliou a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado, que prestigiou e acompanhou in loco a participação dos alunos, juntamente com Eliane Ribeiro, coordenadora da Inyaga – primeira incubadora de negócios de impacto social e ambiental da UFRJ.

“O trabalho de PD&I das equipes de competição da UFRJ é uma rica fonte de ideias com potencial para serem transformadas em negócios sustentáveis e de alto impacto social e ambiental. A combinação de inovação tecnológica, interdisciplinaridade e foco em soluções práticas, aliados à criatividade e à formação de excelência são os ingredientes perfeitos para o sucesso. A Inyaga está sempre pronta a apoiar o desenvolvimento de modelos de negócio robustos e a ampliação do impacto de suas soluções”, destacou Eliane.