A equipe Astra Robotics Team, formada por estudantes da Escola Politécnica da UFRJ, conquistou o 3º lugar na categoria Mini Sumô na RoboChallenge Romania 2025, uma das maiores competições internacionais de robótica, realizada entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, em Bucareste, na Romênia. O torneio reuniu estudantes de mais de 30 países e contou com 275 robôs inscritos. Promovida pela National University of Science and Technology Politehnica of Bucharest, a competição envolve a construção e programação de robôs, exposições tecnológicas e o sumô de robôs.
A robô Lucky, da categoria Mini Sumô, foi a responsável pela conquista da equipe, com nove vitórias e apenas uma derrota. Com o prêmio, a equipe, que recebe mentoria da professora e também diretora-adjunta de Carreira e Empreendedorismo da Escola Politécnica, Alice Ferruccio, já coleciona sete troféus. “Esse desempenho foi uma surpresa incrível para nós, visto que a Astra é uma equipe nova e nossos robôs ainda estão em fase de testes”, diz Anne Victória, capitã da equipe.
A Astra Robotics Team foi fundada no início deste ano pelas estudantes Anne Victória Rodrigues da Costa, de Engenharia Mecânica; Giovanna Bilitario Trianon, de Engenharia Mecânica; e Lígia Calina Bueno Bonifácio, de Engenharia Eletrônica e de Computação. As alunas trabalham de maneira independente e são responsáveis por todas as etapas do trabalho, que vão desde as funções administrativas até a fabricação de robôs. Apenas no primeiro ano, o time construiu sete robôs. Entre eles, seis da categoria Mini Sumô, custeados pelas próprias integrantes; e um Mega Sumô, com apoio do edital de patrocínios do Parque Tecnológico da UFRJ.
Segundo a estudante de Engenharia Mecânica, um dos objetivos iniciais da criação da equipe era tornar a robótica e a engenharia um espaço mais acolhedor para o público feminino. “Nossa principal missão é gerar identificação. Por esse motivo, optamos por usar cor-de-rosa como nosso uniforme oficial das competições, e personalizamos os robôs com uma estética feminina e divertida”, afirma. Ela também conta que a equipe costuma receber palavras de apoio de outras meninas, que relatam se identificar com o trabalho do grupo.
Anne Victória destaca que a maior conquista da equipe foi o apoio recebido de profissionais da comunidade internacional de robótica durante o torneio. “As mulheres romenas da organização e as equipes de outros países torceram e gritaram por nós das arquibancadas mesmo sem nos conhecer. Compartilhando cada vitória com abraços, risos e até lágrimas, como se fôssemos todos do mesmo time”, lembra.
Após a vitória, a equipe foi convidada a participar da All Japan Robot Sumo, o maior torneio mundial de sumô de robôs, sediado em Tóquio. O torneio acontece entre os dias 6 e 7 de dezembro e reúne finalistas de todas as grandes competições internacionais no Ryōgoku Kokugikan, uma arena esportiva japonesa.
Para custear os gastos da viagem até a Romênia, a equipe recebeu patrocínio da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN). Agora, busca novos apoios para viabilizar a participação na competição japonesa.
