Encontro debate gestão de facilities

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento profissional na área de Gestão e Governança, o Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NPPG), da Escola Politécnica da UFRJ, realizou no último dia 27, o I Ciclo de Palestras, com o tema “A prática na gestão de facilities”. O encontro aconteceu no Centro de Tecnologia da UFRJ e incluiu palestras sobre inovações em facilities, desafios da gestão de contratos e práticas da gestão de manutenção.

“Existe uma demanda grande por este tipo de interação e a UFRJ possui linhas de pesquisa que nos permitem mergulhar um pouco mais em itens como governança, dificuldades, desafios, pragmatismos e novas oportunidades. Isso é interessante porque o público teve a oportunidade de dialogar, trocar experiência e conhecimento e fazer networking”, avalia o coordenador do NPPG, prof. Eduardo Qualharini.

Ex-aluno da instituição e hoje especialista em Projetos de Inovação da multinacional AB Inbev, Bruno Guerra, fez a palestra de abertura, abordando inovações em facilities. “Antigamente não existia uma gestão de facilities ou qualquer planejamento. Era tudo no “Vai, Brasil” mesmo. Existia só uma pessoa que organizava os pagamentos, a manutenção, entre outras responsabilidades. Hoje em dia está tudo mais estruturado. Há pessoas pesquisando sobre o assunto, e cada vez mais entendemos que isso faz a diferença, sobretudo em termos de otimização de custos, de produtividade. Vivemos em uma época de crise e incertezas, e conseguir gerir isso da melhor forma faz toda diferença nas empresas”, discorreu Guerra, que é formado em Administração, com Especialização em Gestão e Gerenciamento de Projetos pelo NPPG/POLI, e mestrado em Bordeaux, na França.

Também participaram do evento a analista em facilities da Gerdau, Silvana Reis, que abordou os desafios na gestão de contratos de facilities; o instrutor da Secovi Rio, Fernando Santos, que trouxe ao público conhecimentos sobre Gestão da Manutenção; e encerrando, Tharso Abreu, sócio da empresa Engelink, que falou sobre o uso da tecnologia para cotações dentro do mercado de facilities.As inscrições foram feitas mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível e todo alimento arrecadado foi destinado à ONG “Saúde Criança Ilha”.
05/11/18
Escola Politécnica da UFRJ