Enactus Day reuniu líderes de grandes empresas para tratar de sustentabilidade, agro familiar e transição energética

Publicado em: 12/06/2024 Escola Politécnica da UFRJ

No último dia 3, a Escola Politécnica da UFRJ realizou a primeira edição do Enactus Day, com o tema “Explorando o papel estratégico das empresas e organizações na transformação do empreendedorismo em algo mais social e sustentável”. A programação incluiu palestras e debates com a alta liderança de empresas como Caramuru, Petrobras, KPMG, Amanco, Stefanini Group e Arxx Brasil, para tratarem de assuntos como sustentabilidade, agro familiar, transição energética, assentamento de biodiesel, construção civil sustentável e soluções de inteligência artificial para ESG.

A mesa de abertura contou com a presença da diretora da Escola Politécnica UFRJ, Cláudia Morgado; do diretor de Educação do Sistema Firjan, Vinícius Cardoso, e também ex-conselheiro Enactus UFRJ; da diretora adjunta de Carreira e Empreendedorismo (DACE) e também conselheira da Enactus UFRJ e coordenadora do projeto Santa Horta, Alice Ferruccio; e da coordenadora do projeto Teto Verde, Elaine Garrido Vazques.

De acordo com os organizadores da iniciativa, o evento buscou não só informar, mas também promover networking e oportunidades de parceria para os participantes e executivos presentes. Entre os destaques da programação, uma palestra da Arxx Brasil sobre sustentabilidade na construção civil, apresentada por Sérgio Carvalho; um painel sobre “Agro familiar e sustentável: Assentamento de biodiesel”, com Marcus Thieme, diretor financeiro da Caramuru e Danilo Campos, presidente de Biocombustíveis da Petrobras; um painel sobre “O papel da nova geração de líderes na transição energética justa” com Camilla Aguiar, consultora ESG da KPMG, Glacia Faria, gerente de Sustentabilidade da Amanco, e Gabriela Teixeira, analista de Sustentabilidade da Amanco; e uma apresentação de case sobre soluções de Inteligência Artificial para sustentabilidade pelo diretor comercial da Stefanini, Carlos Amaral. O evento foi encerrado com uma sessão de perguntas e respostas e o fechamento oficial pela Enactus UFRJ.

A presidente da Enactus, Bárbara Aries, celebrou o sucesso do evento:

– Foram seis meses de muito trabalho e planejamento para que o evento fosse bem sucedido. Alcançamos mais de 120 inscrições para este encontro, que permitiu divulgar a Enactus UFRJ e seus projetos, além de promover a troca de experiências entre empresas e proporcionar aos estudantes da UFRJ networking e aprendizado.

Sobre a Enactus

A Enactus é uma organização mundial sem fins lucrativos que visa estimular estudantes universitários a mudar o mundo através da sua capacidade empreendedora e de transformação. Ela está presente em mais de 35 países de diferentes continentes e, a partir das suas equipes, empodera pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade com a ajuda de jovens estudantes com valores sociais. Está presente em duas comunidades diferentes do Rio de Janeiro. A equipe desenvolve projetos nas comunidades Santa Marta, em Botafogo, com o Projeto Santa Horta e Arará, em Benfica, com o Projeto Teto Verde.