Eficiência energética aplicada ao ciclo de vida dos edifícios é tema de primeira defesa de doutorado do Programa de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Com o intuito de destacar o problema global de consumo de energia em edifícios, o aluno de doutorado Mohammad Najjar apresentou a primeira defesa de tese do Programa de Engenharia Ambiental (PEA) da Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ). A apresentação aconteceu no auditório do Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Gestão de Engenharia-Gestore, no dia 2 de julho.

“Há necessidade de saber como diminuir o consumo de energia e proteger o ambiente e os recursos. Por isso, o objetivo do trabalho é melhorar a decisão sustentável em uma fase inicial de projetos de construção e produzir materiais de construção com eficiência energética para ter edifícios com o mesmo padrão”, explica o aluno, que após alcançar aprovação, pretende publicar o trabalho acadêmico intitulado “Otimizando o processo de decisão sustentável para melhorar o desempenho energético ao longo do ciclo de vida dos edifícios”.

A banca examinadora foi composta pelos professores Ali AkbarNezhad, da Universityof Sydney; Dieter Thomas Boer, da UniversityRovira i Virgili; Carlos Alberto Pereira Soares, da UFF; Ana Carolina BadalottiPasuello, da UFRGS; e os professores Marcelo Gomes Miguez e Leandro Torres Di Gregorio, da Poli-UFRJ. O trabalho foi orientado pelo professor da Poli-UFRJ, AssedNaked Haddad.

Najjar é formado em Arquitetura pela Universidade de Tishreen na Síria, com mestrado em Planejamento Internacional e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Westminster, em Londres. Durante o período do doutorado, Najjar publicou seis artigos em periódicos internacionais, um capítulo de livro, além de proferir cinco conferências internacionais.

09/07/2019
Escola Politécnica da UFRJ