Docentes da Escola Politécnica participam do mais importante congresso mundial na área de sistemas a eventos discretos

Publicado em: 09/05/2024 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Cinco professores da Escola Politécnica da UFRJ participaram de um dos mais importantes congressos mundiais na área de sistemas a eventos discretos, o Workshop on Discrete Events Systems (WODES’2024), que chegou a sua 17ª edição este ano. O evento – que contou com o patrocínio da CAPES, CNPq e FAPERJ – aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.

O encontro buscou proporcionar aos mais de 80 pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas de estudo, sejam teóricos e engenheiros de controle, engenheiros de software e cientistas da computação, e especialistas em pesquisa operacional, a oportunidade de trocar informações e novas ideias, e discutir novos desenvolvimentos no campo da teoria e aplicações do DES.

Da esquerda para a direita: Raphael Barcelos, Gustavo Viana, Marcos Vicente Moreira, Lilian Carvalho e João Carlos Basilio.

Chair da conferência científica, o professor João Carlos Basílio foi o responsável pela organização do evento e da condução das sessões de apresentação de trabalhos. Já o professor Marcos Vicente Moreira foi um dos plenaristas, apresentando uma palestra sobre como utilizar modelos a eventos discretos para implementar sistemas de criptografia que garantam a segurança contra ataques cibernéticos, principalmente em um contexto de indústria 4.0.

“O nível dos trabalhos foi muito bom. Foram submetidos cerca de 80 artigos e foram aceitos somente 54. Um aspecto importante dessa conferência é que os mais importantes membros da comunidade sempre submetem os seus artigos e os apresentam (ou os seus alunos) no congresso. Acho, acima de tudo, que este congresso é um reconhecimento à relevância da nossa pesquisa e do nosso grupo de pesquisa no contexto internacional”, destacou Basílio.

Também participaram do evento os professores Gustavo Viana da Silva e Raphael Barcelos junto ao Comitê Nacional de Organização. A professora Lilian Kawakami Carvalho fez parte do Comitê de Programa Internacional. Todos fazem parte do Laboratório de Controle e Automação, sendo lotados no Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica, mas com atuação também no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ.