Diretora da Politécnica-UFRJ participa de encontro do Crea-RJ para discutir implantação das novas DCNs

Publicado em: 17/12/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

O 1º Encontro de Gestores e Coordenadores de Cursos das Instituições de Ensino Superior, promovido pelo Crea-RJ, foi realizado no dia 13 e contou com a participação de representantes de nove instituições e entidades, entre os quais a professora Cláudia Morgado, diretora da Politécnica-UFRJ. O encontro virtual teve mediação da coordenadora da Comissão de Educação do Crea-RJ, Carmen Lúcia Petraglia, e teve a participação do presidente da entidade, Luiz Antônio Cosenza, na abertura e no encerramento.  

Durante cerca de duas horas e 40 minutos foram realizadas palestras sobre a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), seguidas de quase 40 minutos dedicados a respostas dos palestrantes a perguntas feitas, via chat, pelo público que acompanhou o evento pelo Canal do Crea-RJ no YouTube. O evento virtual foi acompanhado por cerca de 200 pessoas.

A mesa de palestrantes foi composta por representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, da Comissão Executiva Nacional de Implantação das DCNs junto aos cursos de Engenharia/Conselho Nacional de Ensino, da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – Abenge, e da academia (IME, Uerj, UFF, além da Escola Politécnica da UFRJ). Também compôs a mesa um professor, engenheiro e consultor que apresentou a experiência de ensino de Engenharia por competências na Índia. 

As vantagens que o foco nas competências e o protagonismo da aprendizagem, com novas tecnologias de ensino, valorizando as atividades de extensão que integram ensino e pesquisa, e com a inovação sendo valorizada desde o início dos cursos, foram a tônica das apresentações. 

Mas, embora seja consenso que as mudanças a serem implantadas serão benéficas para formação dos futuros profissionais, os palestrantes pontuaram que há muitos desafios a serem superados e trabalho para as instituições de ensino se adaptarem. 

A diretora da Escola Politécnica, Cláudia Morgado, presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino em Engenharia – Fordirenge,  que também participa do Comitê Nacional de Implantação das novas DCNs, destacou alguns desses desafios e dificuldades, com os quais outros palestrantes concordaram. 

Ela citou a necessidade de atualização dos docentes para uso de novas tecnologias ativas de ensino, de construir um ambiente no qual os discentes se coloquem no centro da aprendizagem de forma ativa, e também a necessidade de reforma do ciclo básico que, no caso da UFRJ, inclui outros institutos que são do CCMN, o credenciamento de cursos no Crea-RJ e também a necessidade de uma infraestrutura e tecnologia mais adequada aos ambientes de criação e inovação da educação moderna em Engenharia.

Precisamos de mais tempo para elaborar um novo PPC (Projeto Pedagógico do Curso), para os conselhos superiores das instituições de ensino de Engenharia normatizarem a curricularização da extensão e do ensino híbrido, que se tornaram elementos importantes das DCNs”, disse.

Ao comentar sobre o novo paradigma trazido pelas novas DCNs que vai mudar o ensino e a aprendizagem, a professora Cláudia Morgado citou uma frase do escritor francês Marcel Proust (1871–1922): “A verdadeira viagem do descobrimento consiste não em ver novas terras, mas em ver com novos olhos.” Para ela, as mudanças podem ser encaradas com a verdadeira viagem de descobrimento mencionada pelo escritor.

“Precisamos ver com novos olhos tudo que fizemos, não foi pouco nem ruim, porque formamos bons engenheiros no país, mas os desafios tecnológicos são crescentes e cada vez mais acelerados, e quando um paradigma muda todos voltamos a zero.”

As palestras e debates do 1º Encontro de Gestores e Coordenadores de Cursos das Instituições de Ensino Superior podem ser assistidas na  WebTV do Crea-RJ: https://www.youtube.com/c/webtvcrearj


Integrantes da mesa do 1º Encontro de Gestores e Coordenadores de Cursos das Instituições de Ensino Superior

Integrantes da mesa do 1º Encontro de Gestores e Coordenadores de Cursos das Instituições de Ensino Superior

Presidente do Crea-RJ – Luiz Antônio Cosenza

Representante da Presidência do Confea – Jorge Bettencourt  

Coordenador da Comissão Executiva Nacional de Implantação das DCNs junto aos cursos de Engenharia – Luiz Alberto Liza Curi

Diretora da Escola Politécnica da UFRJ – Profa. Cláudia Morgado

Pró-Reitor do IME, Carlos Luiz Ferreira, e Prof. Jorge Cerqueira

Diretor da Escola de Engenharia da UFF, Prof. José Rodrigues de Farias Filho

Instituto Federal Fluminense – IFF – Prof. Marlon Mendes e Oliveira

Pró-Reitor da UERJ, Lincoln Tavares Silva, e Prof. José Ricardo, pedagogo

Professor Aecio Freitas Lira, consultor

Presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE – Vanderli Fava de Oliveira