Desenvolvimento Sustentável é tema de semana acadêmica na UFRJ

Publicado em: 14/08/2018 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Com objetivo de expandir e fortalecer a luta pela causa ambiental no país, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) promove entre os dias 21 e 24 de agosto, a 13ª edição da Ambientável, semana acadêmica de Engenharia Ambiental, que irá abordar questões relacionadas aos novos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aberto a universitários de qualquer instituição, o evento é gratuito e será realizado no Centro de Tecnologia (CT), na Ilha do Fundão.

Organizado por alunos de graduação em Engenharia Ambiental, o encontro reúne palestrantes de diversas instituições do país e profissionais de mercado. Dividida em quatro pilares (saneamento, recursos hídricos, energia e biomas), a programação conta com palestras, que ocorrem em módulos de até duas horas de duração, com espaço para perguntas; mesas-redondas, com apresentações de trabalhos e pesquisas; minicursos, de até 8h de duração, com aplicação prática para imersão do participante; oficinas e visitas técnicas aos laboratórios industriais. Além disso, a semana oferecerá aos participantes espaços para exposições e integração.“O que nos motiva a realizar anualmente o evento é poder trazer o que há de mais atual na área para dentro da universidade, fomentar o desenvolvimento técnico-científico e difundir também a consciência ambiental pela comunidade”, explica a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Poli-UFRJ e orientadora da Ambientável, prof.ª Monica Pertel.

A cerimônia de abertura será no dia 21, às 8h, no auditório André Rebouças, no CT, com a presença da diretora da Escola Politécnica, prof.ª Cláudia Morgado, e dos professores Edson Watanabe e Monica Pertel. Além da Poli-UFRJ, o evento conta com o apoio da PR7, Decult, Drhima e do Grêmio Acadêmico de Engenharia Ambiental (GAEA). Quem estiver interessado, pode conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site (http://ambientavel.poli.ufrj.br/). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ambientavel@poli.ufrj.br.

Abaixo, programação completa do evento:

21 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)

8h às 9h: Mesa de abertura
Mediadora: Samara Nogueira
Palestrantes: Prof.ª Claudia Morgado (UFRJ), Prof.ª Monica Pertel (UFRJ), Prof. Edson Watanabe (UFRJ), e Maria Carolina (GAEA – UFRJ).

9h às 11h: Mesa-redonda – Introduzindo os 17 ODS
Palestrantes: Cristina Pinheiro (Coordenadora Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), Tatiana Araújo (Assessora de Projetos Institucionais do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), Haroldo Lemos (Presidente, Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ) e Mauro Pereira (Diretor executivo da ONG Defensores do Planeta).

11h às 12h: Palestra – Prêmio Firjan de Ação Ambiental
Mediadora: Lídia Aguiar
Palestrante: Marcos Antônio – Engenheiro de Produção, pós-graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade, especialista em Aciaria e em Eficiência Energética com ênfase em sistema de gestão de energia.

Caso vencedor: Mitigação de Gases de Efeito Estufa com a implementação do Sistema de Gestão de Energia ISO 50001 na Ternium Brasil.

Caso vencedor: New Steel – Tecnologia na área de mineração na categoria Gestão de Água e efluentes.

13h às 15h: Mesa-redonda – O panorama de resíduos sólidos
Mediadora: Prof.ª Elen Vasques Pacheco (UFRJ)
Palestrantes: Lúcia Helena Xavier (Pesquisadora titular do Centro de Tecnologia Mineral CETEM/ Ministério de Ciência e Tecnologia), Fernando Altino Rodrigues (Grupo Interação – UERJ) e Geraldo Fontoura (Gerente de QHSE – Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Site de Belford Roxo da Bayer S.A).

15h às 18h – Minicurso: Circula CT (Economia Circular)
Professores da UFRJ: Susanne Hoffmanne, Daniel Camargo, Vinícius Machado e Giulia Folena.15h às 17h – Minicurso: Conceitos Básicos de Programação Usando a Linguagem Python
Professor: Calos Eduardo Paes (Engenheiro Ambiental UFRJ)22 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)8h às 9h – Credenciamento9h às 11h – Mesa-redonda – Gerenciamento de Recursos Hídricos
Mediador: Prof. Isaac Volschan (UFRJ)
Palestrantes: Marcos Freitas (Coppe/UFRJ), Jerson Kelman (Coppe/UFRJ)), Paulo Diniz (Coppe/UFRJ) e Paulo Canedo (UFRJ).

13h às 15h – Mesa-redonda: Um olhar sobre mares e oceanos
Palestrantes: Bruno Meurer (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula) e Luthiene Dalanhese (UFF – integrante do laboratório Observatório Oceanográfico).15h às 18h – Minicurso: Gestão da Biodiversidade na Baixada Fluminense
Professores: Ana Carolina Araujo e Emiliano Reis (Empresa Evolutis)15h às 18h – Minicurso: Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida
Professora: Elisa Esteves (Doutoranda em Engenharia Ambiental UFRJ)

23 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

8h às 9h – Credenciamento

8h às 12h – Minicurso: Introdução a ArcGis (nível iniciante)
Professora: Raíssa Araújo (graduanda em Engenharia Ambiental UFRJ)

9h às 11h – Mesa-redonda – Olhares sobre as fontes de energia
Mediadora: Prof.ª Heloisa Firmo (UFRJ)
Palestrantes: Amaro Olímpio (COPPE/UFRJ), Maurício Tolmasquim (Coordenador do Novo Modelo do Setor Energético) e Roberto Schaeffer (COPPE/UFRJ).

11h às 12h – Palestra: Insolar – Pela democratização energética
Palestrante: Gabriel de Paulo (Integrante do Grupo Insolar)

13h às 14h – Palestra – Fundo Verde: UFRJ como campus sustentável
Palestrante: Andrea Santos (UFRJ)

15h às 18h – Minicurso: Circula CT (Economia Circular)
Professores: Susanne Hoffmanne (UFRJ), Daniel Camargo (Graduando UFRJ), Vinícius Machado (Graduando UFRJ) e Giulia Folena (Graduanda UFRJ).

24 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

8h às 9h – Credenciamento

9h às 11h – Mesa-redonda: Panorama de biomas e florestas
Palestrantes: Rafaela Campostrini Forzza (Pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro), Maria Fernanda Quintela (UFRJ), Mariana M. Vale (UFRJ) e Carlos Schaeffer (Universidade Federal de Viçosa).

11h às 12h – Aulão de Yoga
Professora Juliana Simões
Local: Feira Ambientável – Hall do Bloco A do CT

13h às 15h – Mesa de encerramento: Reunião de ex-alunos
Mediador: Ana Beatriz Gonzaga (UFRJ)
Palestrantes: Tomás Bredariol (IBAMA), Rodrigo Takahashi (Eletrobras Furnas), Luíza Franca (PEQ/COPPE) e Lenina Suhett (Ipiranga)

15h às 18h – Minicurso: gestão da biodiversidade na Baixada Fluminense.
Professores: Ana Carolina Araujo e Emiliano Reis (Empresa Evolutis)

15h às 17h – Minicurso: Conceitos Básicos de Programação Usando a Linguagem Python
Professor: Calos Eduardo Paes (Engenheiro Ambiental UFRJ)

15h às 17h – Minicurso: Introdução à Avaliação do Ciclo de Vida
Professora: Elisa Esteves (Doutoranda em Engenharia Ambiental UFRJ)