Desastres em debate na UFRJ

Publicado em: 29/04/2019 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ) recebeu pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) para apresentação de estudos multi e interdisciplinares sobre a redução de desastres, em mesa-redonda realizada na última quarta-feira (24).Coordenado pelo professor Marcos Barreto, do Departamento de Construção Civil da Poli-UFRJ, o evento propôs alertar a respeito das diferentes dimensões de vulnerabilidade e caminhos mais eficientes para redução de riscos.

“Os desastres estão mais frequentes no Brasil, principalmente por conta da organização social em que a gente vive. O homem está cada vez mais exposto às consequências dos fenômenos naturais adversos, que ocorrem paralelamente às mudanças climáticas. O tema da mesa se encaixa bem na realidade de diversos municípios”, destacou Barreto, que também apresentou trabalhos sobre a percepção do risco e o papel da educação na redução de desastres.

Já o pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), Victor Marchezini, reforçou que os desastres não são novidades na história brasileira e a chuva não é a única responsável pelos impactos.

“Temos o costume de responsabilizar as chuvas, tirando as responsabilidades dos principais agentes que modificam os territórios e muitas vezes ganham recursos por essa alteração. Especialmente em espaços urbanos é preciso atuar com políticas mais propositivas, no sentido de promover moradias em locais seguros”, avaliou Marchezini, que também é especialista em Direitos Humanos, Gestão Global de Riscos e Políticas Públicas de Prevenção de Desastres pela Fundação Henry Dunant – América Latina.

O evento contou ainda com a presença do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres e Emergências em Saúde, Carlos Machado. Na ocasião, o pesquisador falou sobre o envolvimento de Agentes Comunitários e Saúde (ACS) na prevenção a desastres no Morro da Babilônia. Os pesquisadores participaram do livro “Redução de vulnerabilidade a desastres: do conhecimento à ação”.

Redução de vulnerabilidade a desastres: do conhecimento à ação”

O livro e e-book “Redução de vulnerabilidade a desastres: do conhecimento à ação”, organizado pelos pesquisadores do Cemaden Victor Marchezini, Luciana R. Londe e Sílvia Saito e, também, pelo pesquisador da University College London, Ben Wisner, foi apresentado durante o encontro. O livro reúne os trabalhos de pesquisas de 87 cientistas de 12 países, distribuídos em 28 capítulos. Está disponível em: https://preventionroutes.weebly.com/capiacutetuloschapters.html