Cerimônia marca comemorações do Jubileu de Ouro da turma de 73

Sessão solene realizada pela Escola Politécnica da UFRJ marcou os 50 anos de diversas turmas de Engenharia formadas naquele ano.

Publicado em: 18/12/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Um momento histórico para mais de 100 ex-alunos da Escola Politécnica da UFRJ formados em 1973. Representantes de diversas turmas de Engenharia compareceram à sessão solene que aconteceu nesta terça-feira (12) no Centro de Tecnologia da UFRJ para celebrar os 50 anos da graduação. A solenidade também marcou o descerramento de uma placa no hall do bloco A.

A sessão solene, realizada no auditório André Rebouças, foi presidida pela chefe do departamento de Engenharia Industrial, professora Juliana Baioco, que representou na ocasião a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado. A mesa de autoridades reuniu Francis Bogossian, engenheiro e ex-presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE); Guaraci Correa Porto, ex-aluno e representante do CREA/RJ; Hercules Sant’ana, Fred Emerson e Maria Emília, ex-alunos da Escola Politécnica.

“Os jovens, que há 50 anos celebraram a formatura em uma das mais renomadas faculdades de Engenharia do mundo, ocuparam ao longo de suas vidas importantes cargos, que contribuíram na construção e no desenvolvimento do país. Este encontro reforça a importância de reconhecer aqueles que fizeram e ainda fazem parte da história”, destacou a professora Juliana Baioco.

Escolhido para orador das turmas, o engenheiro civil Hércules Sant’ana, foi o responsável por fazer o discurso de agradecimento em nome dos demais colegas:

“É difícil descrever a emoção que sentimos nesta oportunidade, nesta reunião de pessoas ligadas à Engenharia e a esta Escola, onde passamos cinco anos que mudaram nossas vidas. Aqui entramos estudantes e saímos engenheiros. Com muita luta, muito estudo e dedicação. Não saem de nossa memória as noites em claro, estudando para as aferições de conhecimento, em alguns casos após longos dias de trabalho ou estágio. Algumas vezes, a presença da repressão, com cassetetes e gás lacrimogêneo tornava ainda mais difícil a vida dos jovens que queriam estudar e se formar.”

Após a sessão solene, uma placa comemorativa aos 50 anos de graduação foi descerrada e os ex-alunos agraciados participaram de um coquetel de confraternização para comemorar o Jubileu de Ouro na presença de diretores, professores e amigos e familiares.