Um momento histórico para mais de 100 ex-alunos da Escola Politécnica da UFRJ formados em 1973. Representantes de diversas turmas de Engenharia compareceram à sessão solene que aconteceu nesta terça-feira (12) no Centro de Tecnologia da UFRJ para celebrar os 50 anos da graduação. A solenidade também marcou o descerramento de uma placa no hall do bloco A.
A sessão solene, realizada no auditório André Rebouças, foi presidida pela chefe do departamento de Engenharia Industrial, professora Juliana Baioco, que representou na ocasião a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado. A mesa de autoridades reuniu Francis Bogossian, engenheiro e ex-presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE); Guaraci Correa Porto, ex-aluno e representante do CREA/RJ; Hercules Sant’ana, Fred Emerson e Maria Emília, ex-alunos da Escola Politécnica.
“Os jovens, que há 50 anos celebraram a formatura em uma das mais renomadas faculdades de Engenharia do mundo, ocuparam ao longo de suas vidas importantes cargos, que contribuíram na construção e no desenvolvimento do país. Este encontro reforça a importância de reconhecer aqueles que fizeram e ainda fazem parte da história”, destacou a professora Juliana Baioco.
Escolhido para orador das turmas, o engenheiro civil Hércules Sant’ana, foi o responsável por fazer o discurso de agradecimento em nome dos demais colegas:
“É difícil descrever a emoção que sentimos nesta oportunidade, nesta reunião de pessoas ligadas à Engenharia e a esta Escola, onde passamos cinco anos que mudaram nossas vidas. Aqui entramos estudantes e saímos engenheiros. Com muita luta, muito estudo e dedicação. Não saem de nossa memória as noites em claro, estudando para as aferições de conhecimento, em alguns casos após longos dias de trabalho ou estágio. Algumas vezes, a presença da repressão, com cassetetes e gás lacrimogêneo tornava ainda mais difícil a vida dos jovens que queriam estudar e se formar.”
Após a sessão solene, uma placa comemorativa aos 50 anos de graduação foi descerrada e os ex-alunos agraciados participaram de um coquetel de confraternização para comemorar o Jubileu de Ouro na presença de diretores, professores e amigos e familiares.