Calouros de 2022.2 são recepcionados na Politécnica-UFRJ

Publicado em: 09/09/2022 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Mais de 300 novos alunos da Escola Politécnica da UFRJ foram recepcionados por diretores, coordenadores de cursos e veteranos, durante a Semana de Acolhimento aos Calouros 2022.2. Durante cinco dias de programação, os futuros engenheiros puderam conhecer laboratórios, centro acadêmico, equipes de competição, empresa júnior, organizações estudantis e programas de intercâmbio.

Organizada pela Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis (DAPE), em conjunto com outras diretorias adjuntas da Escola Politécnica, a Semana de Acolhimento foi  realizada com a proposta de estimular uma melhor interação dos novos alunos com a estrutura e o funcionamento da Escola e da UFRJ.

O primeiro dia de programação foi marcado pela apresentação da direção da Escola Politécnica, com palestra de abertura da diretora Cláudia Morgado. Na sequência, o vice-diretor, Edilberto Strauss, e a diretora adjunta de Ensino e Extensão (DAEX), Adriana da Cunha Rocha – que participou por videoconferência, orientaram os alunos sobre o papel da DAEX e tiraram dúvidas a respeito da graduação. À tarde, os novos alunos se encontraram com seus respectivos coordenadores e colegas de turma.

A programação contou também com palestras sobre como planejar a carreira em Engenharia; se preparar para o intercâmbio acadêmico internacional; e organizar a rotina de estudos de forma eficiente. Além disso, egressos também participaram do evento e contaram um pouco de suas trajetórias ao longo da graduação e suas experiências no mercado de trabalho.

No site www.calouros.poli.ufrj.br, os novos alunos podem encontrar materiais de suporte pedagógico, o Manual do Estudante e demais informações de interesse aos novos componentes do corpo discente da Escola Politécnica da UFRJ.

A seguir, alguns calouros falaram sobre a experiência na primeira semana na Politécnica-UFRJ:

Juliana Antunes

“A apresentação das organizações estudantis e as atividades de extensão da Politécnica foram as atividades mais interessantes para os calouros, pois aprendemos como podemos nos envolver com a faculdade para além das aulas tradicionais. Dessa maneira, acredito que essa iniciativa da semana de acolhimento seja uma excelente forma de adaptar os alunos e lhes apresentar as inúmeras oportunidades que essa universidade tem a oferecer.” – Juliana Antunes, 18 anos, caloura de Engenharia Civil

João Pedro

“O CT é enorme e a Politécnica possui muitas atividades que se não fosse por essa semana, nós, calouros, não teríamos a possibilidade de conhecer. A atividade que mais gostei foi a do Caeng, principalmente durante a gincana. Conheci pessoas do meu curso e pude ter um contato inicial com elas.” – João Pedro, 18 anos, calouro de Engenharia Eletrônica e de Computação

Ana Cristina Nogueira

“Se não tivéssemos a Semana de Acolhimento, tenho certeza que todos os calouros estariam perdidos. Estava um pouco confusa com os sites, mas os secretários esclareceram tudo na palestra de segunda-feira. Gostei das dinâmicas que a CACIv e o CAEng fizeram.” – Ana Cristina Nogueira, 18 anos, caloura de Engenharia Civil

Carlos Alberto

“Tivemos interação com a turma e com nossos veteranos, algo fundamental no processo de acolhimento. Tive muitas dúvidas sobre a organização do curso e os e-mails institucionais, que foram atendidos perfeitamente pelo corpo docente. Nós entramos muito perdidos devido à complexidade da instituição e essa Semana de Acolhimento foi agregadora.” – Carlos Alberto, 21 anos, calouro de Engenharia Mecânica

Layla Marques

“A Semana serviu para tirar minhas dúvidas sobre intercâmbio e atividades de extensão. A roda de conversa com ex-alunos foi o que eu mais gostei, pois me fez ter uma melhor visão sobre os caminhos que eu poderia seguir. É um momento que fornece muitos esclarecimentos para os calouros conhecerem melhor a Escola e o que ela nos proporciona.” Layla Marques, 18 anos, caloura de Engenharia de Produção

Gabriel Iglesias

“As principais dúvidas esclarecidas foram sobre os processos burocráticos, e-mails, CRID, entre outros. Gostei mais das visitas aos laboratórios, pois eu pude ver de perto as funcionalidades do meu curso, como e onde eu posso atuar.” – Gabriel Iglesias, 21 anos, calouro de Engenharia Naval

Lucas Cordeiro

“A Semana apresentou inúmeras informações necessárias para o curso e que permitem aprimorar o currículo do estudante, como as equipes de competição e os laboratórios da universidade. O encontro com os veteranos no conselho do curso e outras atividades que integram os calouros também são essenciais e tornaram a semana incrível.” – Lucas Cordeiro, 18 anos, calouro de Engenharia Eletrônica e de Computação

Eduardo Pires

“A semana de acolhimento teve um papel fundamental no bem-estar de alunos que estão dando um grande passo na vida. O esclarecimento de dúvidas acerca da possibilidade de dupla titulação mostrou-se útil. Ao visitar os laboratórios, temos noção do prestígio e da importância da universidade na qual temos a oportunidade de estarmos inseridos.” – Eduardo Pires, 18 anos, calouro de Engenharia Mecânica

Gabriel da Silva

“Gostei muito de conhecer as equipes de competição e das apresentações dos professores do meu curso no tour pelos laboratórios. Estou ansioso para participar de uma das equipes e também aproveitar as oportunidades que a universidade nos proporciona. A semana de acolhimento é fundamental para introduzir o calouro neste mundo da UFRJ e mostrar como ele pode crescer e ter experiências únicas.” – Gabriel da Silva, 18 anos, calouro de Engenharia Eletrônica e de Computação

Leonardo Rodrigues

“Foi interessante saber como funciona o intercâmbio. Além disso, eu pude entender melhor as possibilidades de carreira como engenheiro. Essa Semana me permitiu conhecer um pouco sobre o ambiente da UFRJ.” – Leonardo Rodrigues, 18 anos, calouro de Engenharia Elétrica

Gabriel Valentim

“Foi muito divertida e esclarecedora, principalmente sobre o intercâmbio que é uma vontade minha. A atividade que mais gostei foi a do CACiv por fazer com que os alunos se conheçam e interajam entre si. Essa iniciativa é muito importante porque faz com que os alunos ingressantes do período conheçam a faculdade, os projetos dela e também outros alunos.” – Gabriel Valentim, 18 anos, calouro de Engenharia Civil

Veja, na galeria abaixo, as fotos da abertura do evento: