Bacia do Rio Piraquê-Cabuçu sob análise de pesquisadores da Escola Politécnica, Coppe e FAU/UFRJ

Publicado em: 08/11/2021 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

Pesquisadores da Escola Politécnica da UFRJ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) e da Coppe/UFRJ darão início ainda este ano a projeto de extensão voltado para estudo hidrológico-hidráulico da bacia do Rio Piraquê-Cabuçu, que percorre bairros da Zona Oeste do Rio como Senador Vasconcelos, Campo Grande e Pedra de Guaratiba.

Recentemente aprovado pela PR5 – Pró-reitoria de extensão e coordenado pelo professor da Escola Politécnica Osvaldo Rezende, com previsão até 2024, o projeto busca avançar na compreensão da sociedade para problemática e a proposição de ações educativas e de comunicação ambiental, especialmente na região da bacia do Rio Piraquê-Cabuçu, que apresenta frequentes inundações e abriga comunidades socialmente vulneráveis.

Bacia do Rio Piraquê-Cabuçu

“A ação associa o olhar técnico da engenharia a um olhar social da arquitetura e urbanismo, investigando alternativas de projetos baseados em infraestrutura verde-azul, para redução do risco, bem como a construção social da percepção do risco”, explicou o professor.

Com a participação de seis professores da UFRJ, um pesquisador em pós-doutorado, cinco doutorandos, cinco mestrandos, e cinco alunos de graduação, o planejamento prevê a produção de projetos-piloto de infraestrutura urbana, com destaque para a drenagem e o esgotamento sanitário, bem como diretrizes para planejamento urbano e ocupação do solo, que possam ser recebidas pelo poder público e incorporadas em seus processos de trabalho.

Segundo Rezende, o desenvolvimento das ações também proporcionará aos alunos uma visão prática. “Eles terão contato com técnicas da engenharia urbana, civil e ambiental, buscando soluções integradoras das diversas infraestruturas urbanas em harmonia com os sistemas naturais, além de aspectos da arquitetura da paisagem, do planejamento urbano e da gestão dos territórios, com foco no desenvolvimento de novas propostas de desenvolvimento das cidades”, disse o coordenador, que ainda este ano disponibilizará mais 18 vagas para graduandos no projeto, com carga horária de 12h semanais.

Os primeiros resultados do projeto de extensão serão apresentados pelo grupo entre os dias 21 e 26 de novembro, em um dos mais importantes congressos nacionais na área de recursos hídricos, o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que ocorrerá em Belo Horizonte. Em paralelo, teses de mestrado e doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e projetos finais de conclusão de curso estão em andamento para colaborar com a melhoria da região que permeia a bacia do Rio Piraquê-Cabuçu.