Aplicativo desenvolvido por aluna da Escola Politécnica se destaca em desafio da Apple

Publicado em: 09/05/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Um desafio que proporciona aos estudantes a chance de mostrar sua criatividade e capacidade de criação de aplicativos, além de desenvolver neles habilidades do mundo real. É o que propôs a nova edição do Swift Student Challenge da Apple, realizado ao longo deste primeiro semestre com milhares de estudantes de diversos países, tendo o propósito de apoiar e incentivar a próxima geração de desenvolvedores, criadores e empreendedores.

Mais de 300 estudantes saíram como vencedores na tabela geral, mas apenas 50 conquistaram o Distinguished Winners, prêmio dado aos estudantes que tiveram projetos considerados de excelência em inovação, criatividade, impacto social ou inclusão. Entre os selecionados está o nome da estudante Laura Daflon, que cursa o 9º período de Engenharia da Computação e Informação na Escola Politécnica da UFRJ.

A jovem desenvolveu o “Nostradamus”, um aplicativo que demonstra como a ciência de dados pode ser crucial para preservar o meio ambiente. Ela explica que a partir da interface nostálgica de um Macintosh antigo é possível entender como dados são tratados e como sua análise pode dar uma ideia de como o mundo vai ser afetado pelas nossas ações atualmente. “O aspecto mais importante é o dinamismo na hora de entrelaçar a ciência de dados com a sustentabilidade, já que não parecem poder ser associados de uma forma tão próxima”, destacou.

O desafio aconteceu durante o mês de fevereiro, de forma remota, exigindo dos participantes a criação de um aplicativo com tema de livre escolha, e que precisou ser feito em Swift (inguagem de programação desenvolvida pela Apple), sendo possível experienciá-lo em no máximo três minutos. Além disso, os participantes tiveram que responder algumas perguntas em formato de redação sobre a aplicação e o seu papel como desenvolvedor na nossa sociedade.

Única representante do Rio de Janeiro, Laura se junta a outros quatro estudantes brasileiros, que embarcam no próximo dia 8 de junho para a Califórnia, nos Estados Unidos, a convite da Apple, para participar da Apple Worldwide Developers Conference, que acontece entre os dias 10 e 14 de junho. Além disso, a aluna também ganhou um certificado, um ano da assinatura de Developer da Apple – que é necessária para colocar aplicativos na AppStore, AirPodsMax e a oportunidade de fazer o exame de proficiência em Swift aprovado pela Apple.

“Estou muito feliz com essa conquista e de ter a oportunidade de ir lá (Califórnia) pessoalmente para conhecer os engenheiros da Apple”, celebrou a aluna da Escola Politécnica.