Alunos e ex-aluno da Politécnica desenvolvem projeto de mentoria e trabalho voluntário para melhorar a qualidade de vida da Ilha do Governador

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Com a proposta de melhorar a qualidade de vida dos moradores e a atratividade da Ilha do Governador, alunos de engenharia da Politécnica-UFRJ criaram o projeto voluntário “Engenhando a Cidade”, que visa apresentar ao poder público soluções de intervenções rápidas e de baixo custo para áreas abandonadas na região.

“A ideia por trás do projeto é mostrar que as intervenções são necessárias, viáveis financeira e tecnicamente e, acima de tudo, de alto retorno para a população. É possível realizar o reparo de equipamentos, minimizando não só o custo inicial (compra dos materiais), mas também para a execução e manutenção”, destaca Yan Monteiro, que cursa Engenharia Civil na Politécnica-UFRJ.

O jovem, juntamente Francisco Victer, do curso de Engenharia de Produção, e Severino Virgínio, de Engenharia Naval, recebem orientação do ex-aluno da Politécnica-UFRJ, Wagner Victer, para desenvolverem projetos de recuperação na região em que vivem. Dos locais estudados pelo trio entre janeiro e março deste ano estão o Parque Marcello de Ipanema, Estrada do Galeão, Corredor Esportivo, Praia da Rosa e de Sapucaia e Píer Praia da Bica – estes dois últimos em fase de execução.

“Quando falamos em baixo custo levamos em consideração três fatores: a mão de obra, a disponibilidade do material e a durabilidade. No píer da Praia da Bica, por exemplo, consideramos mais viável a utilização de parafusos inoxidáveis no assoalho, uma madeira com tratamento superficial e material mais durável, como concreto, nos anteparos laterais, algo compatível com os orçamentos disponíveis por parte dos órgãos públicos”, explica Yan.

Em paralelo ao retorno às aulas na UFRJ, os futuros engenheiros trabalham em uma nova empreitada: um projeto para criação de um píer para pesca esportiva e pesca de lazer no “Corredor Esportivo do Moneró”. “Identificamos que existe uma demanda, pescadores que usam o local e a ideia seria otimizar isso a partir da construção de um píer. Vamos propor fazer algo similar ao que há na Praia de São Bento, que também fica na Ilha e segue o mesmo modelo”, comenta o aluno.

Os projetos são submetidos à avaliação da Secretaria Estadual de Obras, subprefeitura da Ilha do Governador e também a CET-Rio, para análise e implementação, caso aprovados.

O trio de alunos da Politécnica pretende replicar a iniciativa passando para colegas da Engenharia o método de atuação, para que a iniciativa possa ser desenvolvida com foco em outros bairros.

Mais informações sobre os projetos no link.

07/10/2020
Escola Politécnica da UFRJ