Alunos de Engenharia e Química da UFRJ conquistam tricampeonato em Trinidad e Tobago

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

A equipe PetroTeam UFRJ conquistou no último dia 24, pelo terceiro ano consecutivo o campeonato regional do PetroBowl, uma das mais respeitadas competições relacionadas à indústria de petróleo. A equipe – formada por alunos da Escola Politécnica da UFRJ e Escola de Química da UFRJ – esteve em Trinidad e Tobago para competir com mais de 70 alunos de oito países, e garantiu o primeiro lugar e a classificação para etapa mundial, que será realizada em setembro, em Dallas, nos Estados Unidos.

A competição, organizada pela Society Of Petroleum Engineers, consiste em sessões de perguntas e respostas feitas em inglês, que abordam todos os conhecimentos relativos à indústria petrolífera. Além da PetroTeam UFRJ, representantes de universidades da América do Sul também chegaram às finais, entre elas: The University of the West Indies, de Trinidad e Tobago (2º lugar), Universidad Nacional de Ingeniería, do Peru (3º lugar); Unicamp, do Brasil (4º lugar); e AKU, do Suriname (5º lugar). O desafio contou ainda com a participação de instituições da Argentina, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

“O Petrobowl estimula a aquisição e disseminação de conhecimentos sobre engenharia básica e de petróleo, fomentando a melhoria acadêmica dos participantes do grupo. Ao entrar no PetroTeam, os jogadores obtêm diversos conhecimentos além da sala de aula, inclusive conhecendo outras áreas que não são abordadas no curso
ou não são abordadas profundamente. Além disso, o trabalho em equipe e a pressão do jogo contribuem para o desenvolvimento pessoal”, avalia o professor do curso de Engenharia de Petróleo e treinador do PetroTeam UFRJ, Santiago Drexler.

Segundo Elton Lima, aluno do 9º período do curso de Engenharia de Petróleo e também capitão da equipe, os integrantes se prepararam por cerca de seis meses para o desafio, que exige dos participantes amplo conhecimento técnico e acadêmico, além de informações referentes à curiosidades e atualidades. “Estávamos estudando e nos reunindo desde o início do ano, pelo menos uma vez por semana além da preparação individual. Fizemos uma excelente competição, ganhando todos os jogos e superando todas as nossas dificuldades. Quando precisamos ser mais rápidos conseguimos, e isso nos levou a vitória. Agora a expectativa é preparar para o mundial que vai ocorrer em setembro”, celebra o capitão.

Além de Elton Lima, integram o PetroTeam UFRJ, os alunos Alex Gomes de Souza, Ana Carolina Roncoli Jerdy, Marco Tulio Bergamini Wendhausen Portella, Velemu Vuthu Davida Lubisse, e Felipe Adrião (Advisor).