Alunos da Ambiental trabalham em projeto para atender comunidades vulneráveis na América Latina

Publicado em: 25/08/2021 Escola Politécnica da UFRJ

Os alunos de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ Giovanna Cavalcanti, Juliana Chen e Bruno Pereira estão participando do curso “Rural Hydro-Energy Challenges in Latin America” (“Desafios Hidro-Energéticos Rurais na América Latina”), promovido pela Rede Magalhães, com a participação de professores de diversas universidades da América do Sul. O curso é dentro da área STEM (Science-Technology-Engineering-Mathematics) e orientado pelos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Bruno Pereira, Juliana Chen e Giovanna Cavalcanti

Selecionados e orientados pela chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Drhima), prof.ª Heloisa Firmo, e pela coordenadora do curso de graduação em Engenharia Ambiental, prof.ª Monica Pertel, os alunos terão até dezembro deste ano a missão de realizar um projeto voltado para atender questões de energia e abastecimento de água/saneamento em três comunidades diferentes, sendo elas: Nueva Venecia, na Colômbia; Huatacondo, no Chile; e Municipio de San Felipe, no México.

“Na atualidade, soluções hidro-energéticas para comunidades rurais são essenciais devido a eventos extremos, tensões hídricas e energéticas, além da fome, agravada pela pandemia e pela crise hídrica. Essas comunidades pequenas são as mais vulneráveis (dos pontos de vista social, econômico e ambiental) e frequentemente são esquecidas pelo poder público. Ao longo do curso, destaca-se a importância da construção das soluções com uma participação ativa da comunidade, de forma a entender melhor sua realidade e as necessidades dos moradores locais. Com isso, é possível manter o projeto por mais tempo.”, comentou Heloisa Firmo, que também é a chefe do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Politécnica-UFRJ.

A Rede Magalhães foi formada em 2005 para aumentar o intercâmbio acadêmico e a colaboração entre a Europa e a América Latina e o Caribe, e oferece valor agregado às universidades associadas como ferramentas eficazes de intercâmbio estudantil; intercâmbio sistemático de melhores práticas para a internacionalização e uma plataforma de relacionamento que pode ser utilizada para desenvolver projetos conjuntos entre as universidades associadas.

Desafios apresentados aos alunos da UFRJ:

Nueva Venecia – Comunidade pequena que mora em construções de palafitas. O projeto buscará resolver problemas com abastecimento de água (em qualidade e quantidade) e coleta/tratamento de esgoto.

Huatacondo – Região do deserto do Atacama, comunidade muito isolada. O projeto buscará solução para fornecimento de energia de forma renovável e que preserve a biodiversidade.

Municipio de San Felipe – Região de encontro de deserto com praia, cidade com alto potencial turístico. O projeto buscará soluções para fornecimento de energia e construções inteligentes