Aluno da Politécnica tem trabalho reconhecido pela ABCM – Embraer

Publicado em: 13/12/2021 Escola Politécnica da UFRJ

O aluno de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica Lucas André dos Santos recebeu menção honrosa em premiação da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas ABCM – Embraer, por trabalho de conclusão de curso. Esta é a terceira vez que um aluno de graduação da Escola recebe reconhecimento da ABCM – Embraer. Além dele, os alunos de mestrado Eduardo Almeida (egresso da Escola) e de doutorado Lucas Vignoli, ambos da Coppe/UFRJ, receberam menções honrosas.

Os alunos Lucas Santos (graduação), Eduardo Almeida (mestrado) e Lucas Vignoli (doutorado)

Sob orientação do professor Thiago Ritto, o mesmo trabalho de Lucas dos Santos conquistou outros prêmios, em 2019 e 2020, como o 1º lugar no SPE Paper Contest Brazil, 1º lugar no SPE Paper Contest Latin America and Caribeen, e 2º lugar no SPE Paper Contest International.

O projeto, desenvolvido durante a iniciação científica do aluno e com patrocínio da Petrobras, apresenta um método para determinar cargas críticas de flambagem em operações de perfuração de poços de petróleo. A iniciativa visa aumentar o envelope operacional, a fim de reduzir tempo e custo da operação.

“Ter recebido esse prêmio me deu uma sensação de recompensa pelos meses dedicados ao desenvolvimento do meu projeto final. É um reconhecimento que todo esforço e trabalho árduo valeu à pena”, celebrou Lucas, que teve o seu trabalho avaliado por uma comissão indicada pela ABMC, composta por um representante da EMBRAER e professores de diversas instituições do país.

“A menção honrosa obtida pelo aluno representa o excelente trabalho realizado por ele. Esse trabalho foi fruto da colaboração entre universidade e empresa. Esse ambiente de troca entre a academia e sociedade é fundamental para o desenvolvimento da engenharia nacional”, comentou o professor Thiago Ritto.