Agricultura Florestal é tema de curso de extensão na UFRJ

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ
No próximo dia 24 de maio (sexta-feira), das 8h às 12h, a Escola Politécnica da UFRJ promove aula sobre Agroecologia, com o tema“Podas e Adubação Verde”.O objetivo é promover a troca de conhecimentos entre agricultores, participantes de movimentos sociais, estudantes, educadores, pesquisadores e demais interessados,a fim de garantir a conservação ecológica e a soberania alimentar. A atividade faz parte do II Curso de Formação em Sistemas Agroflorestais, que prevê aulas quinzenais até o início do mês de julho. A inscrição é gratuita.Conduzida pelo Programa MUDA UFRJ – grupo formado inicialmente por alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental–a aulaconta comdinâmicas e esclarecimentos sobre biodiversidade em sistemas agroflorestais, uso de ferramentas e estratégias de manejo ecológico. As atividades serão realizadas no Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura (LaVAPer), que fica no estacionamento do Centro de Tecnologia.Segundo os facilitadoresdo encontro, Tomé Lima e Manuel Meyer, “o evento busca atrair principalmente o público externo à universidade, mas também espera contar com a participação de funcionários dos serviços de manutenção, jardinagem e poda da UFRJ, técnicos-administrativos, estudantes e professores”.Os Sistemas Agroflorestais são uma forma que os agricultores encontraram para juntar produção agrícola e conservação, gerando alimento e renda sem agredir a natureza, em equilíbrio com a dinâmica tropical. Além disso, podem ser uma importante ferramenta para a restauração de ecossistemas degradados.As próximas edições pretendem a abordar as seguintes temáticas:Jardim Agroflorestal (7/6); Plantio de Água (28/6); Meliponicultura e abelhas nativas (12/7). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/VegMa1tXtiiVsXcE2.Serviço:Podas e Adubação VerdeDia: 24 de maio (sexta-feira)
Horário: das 8h às 12h
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Centro de Tecnologia (CT) – Ilha do Fundão – Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura (LaVAPer)
Inscrições:https://goo.gl/forms/VegMa1tXtiiVsXcE2
Gratuito.