Escola Politécnica recebe os espetáculos “O Ensaio de Ópera” e “A Cartomante”

Publicado em: 29/06/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Informações do evento

Data do evento: 03/07/2023a

Tipo: Evento Interno

Apresentações fazem parte de iniciativa vinculada à Escola Politécnica e ao Proart de levar atividades culturais à comunidade acadêmica

Nesta segunda-feira (3/7), às 13h, a Escola Politécnica da UFRJ recebe os espetáculos “O Ensaio de Ópera”, de Albert Lortzing, e “A Cartomante”, de Eduardo Frigatti, através do projeto Ópera na UFRJ, da Escola de Música da UFRJ. As apresentações integram a iniciativa PoliArtes, da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Apoio às Artes (Proart), que prevê a realização de espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, voltadas à comunidade acadêmica e também ao público externo ao longo deste ano.

Com a direção-geral de Lenine Santos, “O Ensaio de Ópera” aposta na metalinguagem para desenvolver uma comédia sobre o próprio universo operístico, em um divertido singspiel (subgênero que alterna diálogos e trechos cantados) no qual um nobre, apaixonado pelo gênero, coloca seus empregados para encenar um espetáculo. Já ‘A Cartomante’, uma das finalistas do concurso instituído em 2022 pelo Fórum Brasileiro de Ópera, é baseada num famoso conto de Machado de Assis.

Fruto de uma parceria que envolve a Escola de Música, a Escola de Comunicação, a Escola de Belas Artes e o Fórum de Ciência e Cultura, o Projeto Ópera na UFRJ integra professores e alunos de áreas como artes cênicas, cenografia, direção teatral, figurino, indumentária, música, produção, visagismo, regência coral e orquestral, além de mais de 150 elementos da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Serviço:

Evento: Espetáculos “O Ensaio de Ópera” e “A Cartomante”
Data: 3 de julho de 2023
Local: Auditório Horta Barbosa, Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Bloco A – Cidade Universitária.