Cerimônia para a concessão de título de Professor Emérito ao Prof. Paulo Alcântara Gomes

Publicado em: 14/06/2023 Escola Politécnica da UFRJ

Informações do evento

Data do evento: 30/06/2023a 30/06/2023

Tipo: Evento Interno

O ex-reitor da UFRJ e professor aposentado da Escola Politécnica Paulo Alcântara Gomes teve o seu nome aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário para receber o título de emérito da instituição. A cerimônia de emerência será conduzida pelo reitor da UFRJ em exercício, Carlos Frederico Rocha, no dia 30 de junho, a partir das 14h, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia.

Graduado em Engenharia Civil pela antiga Escola Nacional de Engenharia, atual Escola Politécnica, e com mestrado e doutorado em Ciências em Engenharia Civil, ênfase em Estruturas pela Coppe/UFRJ, Paulo Alcântara ocupou diversas funções ao longo de sua trajetória na UFRJ, entre elas: chefe de Departamento de Mecânica Técnica da Escola de Engenharia (1975-1977), atual Departamento de Estruturas; coordenador do Programa de Engenharia Civil da Coppe (1976); diretor da Coppe (1978-1982); diretor-adjunto para o Desenvolvimento Tecnológico e para Novos Empreendimentos da Escola de Engenharia (1982-1985); vice-diretor da Escola de Engenharia (1982-1985); sub-reitor de Ensino para Graduados e Pesquisa (1985-1991); vice-Reitor (1991-1994) e reitor da UFRJ (1994 e 1998).

Recebeu diversas condecorações e prêmios, entre eles: Medalha da Ordem do Mérito Científico; a Ordem das Palmas Acadêmicas, do governo da França; e o prêmio Manuel Rocha, concedido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa a pesquisadores e engenheiros.

Além disso, também participou dos Conselhos de Ensino de Graduação (CEG), do Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa (CEPG) e do Conselho Universitário. Foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, presidente da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, presidente da ABENGE e da Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da Escola Politécnica da UFRJ no YouTube.

Saiba mais sobre o homenageado: https://politecnicaufrj.wixsite.com/pauloalcantara