Babi na Era do Rádio – Proart na Politécnica

Data do evento: 05/12/2023a 05/12/2023

Tipo: Evento Interno

Programação: http://proart.poli.ufrj.br/

Babi na Era do Rádio é um espetáculo de ficção sobre a obra da compositora Babi de Oliveira.

O espetáculo foi inspirado em um documento encontrado no acervo Hermelindo Castelo Branco: um roteiro onde Babi de Oliveira atuou com suas músicas junto ao radialista Maurício Quadrio na Rádio Ministério da Educação.

As obras selecionadas, também encontram-se no mesmo acervo, entretanto a inspiração do espetáculo surgiu da publicação Babi de Oliveira, O que fui? O que serei? de Vânia Maria dos Guimarães Alvim.

Nascida em Salvador em 23 de dezembro de 1908, foi iniciada na música pela sua mãe, Maria Isaura Leite Oliveira, que era pianista e formou-se pelo Instituto de Música de Salvador em novembro de 1927. Babi passou todo o início de sua vida em Salvador e a diversidade cultural e religiosa estiveram presentes em sua formação.

Casou-se em Salvador e, após a separação, decidiu mudar-se para tentar a vida no Rio de Janeiro, em 1940. No Rio, casou-se uma segunda vez entretanto este casamento também Rui. Babi viu-se com a responsabilidade de criar suas filhas, lutando contra o preconceito da época.

Ainda assim, lutou para manter sua carreira de pianista e compositora que começou a deslanchar. Aproximou-se das Rádios, buscando sobreviver, trabalhando como atriz, produtora e compositora das radionovelas na década de 1950. Além desta rádio, Babi também trabalhou na Rádio Tupi, Rádio Guanabara e Radio Mayrinky Veiga, Rádio Mauá e Rádio Ministério da Educação.

Neste período atuou com Cauby Peixoto, Elizete Cardoso, Maria Sylvia Pinto, Tarquínio Lopes, Hermelindo Castelo Branco, entre outros. Para termos uma idéia da grande produção destas rádios, na década de 50 foram irradiadas 861 tele-novelas apenas na Rádio Nacional, com transmissão para todo o Brasil.

Em sua torne para o Brasil, o cantor estadunidense Nat King Cole conheceu a música de Babi e cantou a peça Caboclo do Rio no Maracanazinho, obra que gravou também pela Odeon. Em 1980, Babi recebeu o diploma de distinção pelos serviços prestados à Música concedido por Cambridge, na Inglaterra, tendo seu nome sido inscrito no The Internacional Who ́s Who in Music. Babi faleceu em 16 de janeiro de 1993 no Rio de Janeiro.

GRUPO AFRICANIAS

O grupo Africanias é uma ação coletiva de formação de cantores integrados ao Grupo de Pesquisa Ensino e Extensão Africanias UFRJ que, por sua vez, propõe levantar saberes africanos, indígenas e afrodiaspóricos cujas presenças evidenciam-se na composição da música brasileira, tanto no âmbito do lexical, quanto textual e musical, divulgando-os em recitais-palestras.

O grupo é formado por extensionistas (iniciantes), graduandos e pós-graduandos, em diferentes fases da formação do cantor, entendendo que, é exatamente esta diversidade de níveis de aprendizado que possibilitam o desenvolvimento vocal, favorecendo a formação do estudante de forma dialógica.

O Africanias promove o compartilhamento de saberes entre diversos grupos de pesquisas, pesquisadores independentes e músicos dando visibilidade à contribuição do legado africano e indígena na cultura brasileira.

O Grupo Africanias existe desde 2015. Este projeto apoia-se nas leis 10.639 de 2003 (da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira) que este ano completa 20 anos e na lei 11.769 de 2008 (da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica) que completa 15 anos.

FICHA TÉCNICA

• Direção Geral: Andrea Adour
  • Roteiro adaptado: Andrea Adour e Paulo Maria
  • Direção Cênica: Paulo Maria
  • Arte gráfica: Raffael Uchôa
  • Figurinista: Carlos Almeida
  • Elenco/Pianista: Silas Barbosa (como Hermelindo Castelo Branco)
  • Elenco/Cantores:
    – Dhuly Contente (como Maria Sylvia Pinto)
    – Eduardo Cabral (como Tarquínio Lopes),
    – Jonathan Dias (como Eugênio Gomes)
    – Moisés Hills (como Jorge Fernandes)
    – Paulo Freitas (como Raimundo Neto),
    – Paulo Maria (como Maurício Quadrio)
    – Raffel Uchôa (como Luis Bruno)
    – Saulo Laucas (como Nelson Simas),
    – Silviane Paiva (como Babi de Oliveira)
  • Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Africanias UFRJ
  • Coordenação: Andrea Adour
  • Vice-coordenação: Antonilde Pires.