Naval e Oceânica

adminpiloti
Compartilhar:

Engenharia Naval e Oceânica

Texto descritivo curto:

A indústria marítima brasileira tem papel relevante para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país e demanda profissionais com uma sólida formação interdisciplinar para atuar em atividades como construção e reparação naval, exploração e produção de petróleo offshore.

O curso de engenharia naval da Escola Politécnica da UFRJ foi criado no contexto da implantação da indústria de construção naval brasileira, em 1959, voltado para a formação de profissionais relacionados às áreas de projeto, construção naval e máquinas marítimas.

Com o tempo, o curso ampliou sua grade curricular, abrangendo disciplinas direcionadas também para outros segmentos como exploração e produção de petróleo e gás offshore, planejamento e operação de sistemas de transportes aquaviários, embarcações especiais, e mais recentemente, de energias renováveis ligadas ao mar.

A partir do sólido conhecimento adquirido ao longo do curso sobre os aspectos hidrodinâmicos, estruturais e mecânicos ligados a sistemas oceânicos, os diplomados poderão atuar na indústria naval com mecânica pesada, fabricação de máquinas, projeto e construção de equipamentos; em projetos para a construção de navios, embarcações fluviais, lanchas, veleiros e plataformas de produção de petróleo, na logística envolvendo transporte marítimo e fluvial e, de forma única, em inúmeras atividades que envolvem a exploração sustentável de recursos do mar. 

Duração prevista:

10 períodos

Engenharia Naval  e Oceânica  

Coordenador: Luiz Felipe Assis 

E-mail: coordenador.naval@poli.ufrj.br

Secretária: Mara Lúcia Silva de Moraes

E-mail: secretaria.naval@poli.ufrj.br

Bloco C – Sala 203

Links úteis

Para conhecer a grade de disciplinas clique aqui

Para conhecer o currículo do curso clique aqui

Histórico de ementas (até onde sei, precisamos disponibilizar a ementa de cada ano para facilitar o acesso de algum aluno que, eventualmente, precise disso)

Instruções normativas

(Quais são as normas do aparato regulatório – leis, resoluções, portarias etc? Caso considere desnecessário para este caso, pode excluir)

Passo-a-passo

(O que o interessado deve fazer para dar andamento ao serviço? Como começa? Para quem envia? Em que sistema cadastra? Quais formulários e documentos precisam ser apensados etc. Caso considere desnecessário para este caso, pode excluir)

COAA – Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico

Professores:

Richard David Schachter (Presidente)

Luiz Antonio Vaz Pinto

Luiz Felipe de Assis

Severino Fonseca da Silva Neto

Representante discente: 

Paula Rodrigues Affonso Alves

Danielle Carneiro de CarvalhoPereira de Andrade (suplente)