Comitiva da Politécnica-UFRJ participa de iniciativa internacional sobre gestão hídrica

Publicado em: 22/07/2025 Escola Politécnica da UFRJ
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A comitiva da Escola Politécnica da UFRJ, composta pelo professor Matheus Martins de Sousa, do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA), e pelas alunas de graduação em Engenharia Civil Maria Eduarda Piumbini e Ananda da Silva Knoedt, participou do HydroLatinamerica, realizado entre os dias 21 e 25 de julho, na Cidade do Panamá. O evento acadêmico de grande relevância internacional foi organizado pela Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), ao lado da HydroEurope e da HydroAsia, em colaboração com universidades sul-americanas, com o objetivo de aprimorar as habilidades de jovens estudantes no domínio da hidrologia, hidráulica e recursos hídricos na América do Sul.

Criado em 2009, o HydroLatinAmerica já foi realizado em nove países da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, entre outros. Trata-se de um encontro presencial intensivo em que os participantes colaboram no desenvolvimento de projetos e soluções técnicas, promovendo uma interação multicultural e interdisciplinar. A iniciativa busca preparar engenheiros e pesquisadores para enfrentar os desafios hídricos emergentes, especialmente em contextos marcados por mudanças climáticas, urbanização acelerada e crescente demanda por recursos naturais.

O objetivo da HydroLatinAmerica é promover, em uma visão global latino-americana, os principais conceitos, metodologias, ferramentas e boas práticas essenciais para a gestão sustentável da água. Além do foco técnico, o HydroLatinAmerica também se destaca por promover uma cultura de cooperação internacional e de desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe em ambientes digitais, o que é essencial no mundo contemporâneo.

Para o professor Matheus Martins, o evento culmina em uma semana de atividades na qual são discutidos os resultados dos trabalhos, apresentados novos conhecimentos e fortalecidos os vínculos entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições. “A participação na iniciativa contribui para a formação de uma nova geração de profissionais preparados para atuar em rede, integrando diferentes saberes, culturas e experiências na construção de soluções sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos”, avaliou.