Prof. Mauro Henrique Jr. assume a diretoria adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica da UFRJ

Publicado em: 30/10/2024 Escola Politécnica da UFRJ
Compartilhar:

A Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica da UFRJ (DAPE) passa a contar a partir de agora com um novo responsável à frente das atividades. O professor Mauro Henrique A. L. Jr., do Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica, assume a função de diretor adjunto com o compromisso de ampliar e garantir as condições de permanência e êxito dos estudantes matriculados na Politécnica, com atenção especial aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O novo diretor informa que a DAPE está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, mais precisamente ODS 4 (Educação de qualidade) e que está empenhado em “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem”.

Atualmente, a DAPE é responsável pelo Centro de Acolhimento e Suporte Acadêmico (CASA) – projeto que tem por objetivo promover o desenvolvimento social, pessoal e emocional dos estudantes da Escola Politécnica e da Escola de Química, por meio de orientação psicopedagógica, acolhimento psicossocial, atendimento emergencial psicológico e outras atividades que promovem um ambiente mais acolhedor, inclusivo e saudável para a formação de novos engenheiros. Entre as metas de curto prazo do novo diretor adjunto estão a ampliação do atendimento do Projeto CASA e a reativação do Projeto Yoga, que visa melhorar a saúde física e mental dos alunos, através de práticas de meditação, respiração e posturas (asanas).

“Precisamos estar atentos às novas demandas e criar um espaço que realmente atenda a todos. A Diretoria Adjunta de Políticas Estudantis está aberta para apoiar os estudantes em sua jornada acadêmica, buscando oferecer o suporte necessário para que todos se mantenham até o fim de seu ciclo acadêmico”, reforça o novo diretor adjunto.

Além disso, também foi criada a Gerência de Projetos Estudantis, cargo ocupado pelo novo funcionário da Escola Politécnica, o administrador Álvaro Monteiro, com a finalidade de desenvolver projetos de captação de recursos suplementares para alunos com hipossuficiência econômica.

Neste primeiro momento de reestruturação, a DAPE ficará aberta ao público, das 9h às 16h, com plantão de atendimento sem agendamento às quartas e quintas-feiras, no 2º andar do Bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3938-7670 ou pelo e-mail dape@poli.ufrj.br.