Professores da Escola Politécnica são contemplados pelos editais Cientistas e Jovens Cientistas do Nosso Estado

Publicado em: 19/08/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Foi divulgado no último dia 25 de julho, o resultado preliminar dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), programas da FAPERJ que reforçam a investigação científica e tecnológica no estado do Rio de Janeiro. A UFRJ foi contemplada com o maior número de bolsas (160), sendo sete delas para professores da Escola Politécnica. As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa.

Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar projetos coordenados por pesquisadores líderes em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, reforçando a investigação científica e tecnológica no estado. Esse montante de 636 projetos representará um investimento de cerca de R$64,5 milhões na pesquisa fluminense.

Professores da Escola Politécnica contemplados:

Cientista do Nosso Estado (CNE)

Ademir Xavier da Silva (DNC)
Projeto: Radionuclídeos e Metais Pesados em Alimentos Consumidos no Estado do Rio de Janeiro

O projeto visa aplicar técnicas atômicas e nucleares de medidas, modelagem computacional e comparações de dose por ingestão, a fim de caracterizar a exposição da população aos metais pesados e à radiação natural presentes nos alimentos e água potável. O projeto conta com a colaboração de dois alunos de iniciação científica, três de mestrado e dois de doutorado.

Antonio Carlos Siqueira de Lima (DEE)
Projeto: Metodologias para Análise de Redes Elétricas Sustentáveis

O principal objetivo do projeto consiste na aplicação dos modelos obtidos previamente na análise de redes eólicas marinhas e em outras configurações de sistemas submarinos, bem como nas chamadas Redes Elétricas Inteligentes. A topologia inovadora torna possível investigar a operação conjunta de fazendas eólicas marinhas com plantas ultramarinas de extração de petróleo. O projeto conta com a colaboração de dois alunos de graduação, quatro de mestrado e três de doutorado, e dois pesquisadores de pós-doutorado.

Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa (DEL)
Projeto: ACoVe: Aplicações de Comunicações Veiculares em Cidades Inteligentes

O projeto trata problemas relacionados a aplicações de redes veiculares em cidades inteligentes, como o uso da conectividade para melhorar a eficiência do tráfego e a segurança dos usuários das vias, assim como desafios relacionados à rede em si. O projeto conta com a colaboração de sete alunos de graduação, cinco de mestrado e três de doutorado.

Maurício Ehrlich (DCC)
Projeto: Instabilização de encostas, mecanismos e critérios de alarme, e técnicas de estabilização em solo reforçado.

O projeto abordará os aspectos geotécnicos associados a encostas e planícies, com pesquisas estruturadas de modo a aprimorar o entendimento dos mecanismos de instabilização de encostas, assim como de técnicas de estabilização de áreas de risco. O projeto conta com a colaboração de sete alunos de mestrado e seis de doutorado.

Paulo Sergio Ramirez Diniz (DEL)
Projeto: Aprendizado com Sinais e suas Aplicações

O projeto foca pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na área de processamento de sinais, e sistemas de aprendizado de dados com aplicações nos sistemas de comunicações e no setor de óleo e gás. O projeto conta com a colaboração de três alunos de graduação, três de mestrado e três de doutorado, além de pós-doutores. Além disso, o grupo SMT abriga dezenas de alunos de graduação.

Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)

Fernanda Duarte Vilela Reis de Oliveira (DEL)
Projeto: Avaliação da Qualidade de Imagens em Tons Mapeados e Técnicas de Captura de Imagens em Alta Faixa Dinâmica

O projeto envolve a captura e processamento de imagens em alta faixa dinâmica, possibilitando tanto o estudo de circuitos que seriam implementados em câmeras fotográficas para a captura de imagens em alta faixa dinâmica, quanto o estudo de técnicas objetivas para a avaliação da qualidade de imagens que passaram por operadores de mapeamento de tons utilizando uma base de dados que foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório para o Processamento Analógico e Digital de Sinais (PADS) da UFRJ.

Monica Pertel (DRHIMA)
Projeto: Entendimento, avaliação e resolução de problemas no saneamento básico dos blocos de concessão da Cidade do Rio de Janeiro

O objetivo do estudo é avaliar os trechos outorgáveis da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul à luz das vazões ecológicas calculadas com vistas a assegurar uma melhor gestão dos recursos hídricos, fundamental para o desenvolvimento conjunto de diversas políticas públicas. O entendimento do corpo hídrico é essencial para uma melhor tomada de decisão dos gestores, além de servir de instrumento para os comitês de bacia.