Escola Politécnica recebe visita de delegação da Marinha do Brasil

Publicado em: 13/06/2024 Escola Politécnica da UFRJ

Na manhã desta quinta-feira (13/6), a Escola Politécnica da UFRJ recebeu a visita de uma delegação da Marinha do Brasil, com o intuito de estreitar a relação entre as instituições e fomentar possíveis parcerias acadêmicas. O grupo também conheceu o trabalho realizado pela instituição na formação acadêmica e na área de investigação e desenvolvimento tecnológico, especialmente no setor nuclear.

O encontro foi organizado pelo chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ (DNC), professor Su Jian, e pela professora da Escola Politécnica e também coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ, Inaya Lima. Também estiveram presentes no evento a diretora da Escola Politécnica da UFRJ, Cláudia Morgado; coordenadores dos programas e cursos, e representantes da Coppe e da decania do Centro de Tecnologia (CT).

O Almirante de Esquadra Alexandre Rabello, que assumiu recentemente a direção geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) proferiu uma palestra sobre o tema “O Sistema CI&T da Marinha do Brasil”, com interação direta com os alunos tanto de graduação quanto de pós-graduação da Engenharia Nuclear. A palestra proporcionou uma visão aprofundada sobre as iniciativas tecnológicas e de inovação da Marinha, que contribuem significativamente para o desenvolvimento e a segurança do setor nuclear no Brasil.

Segundo o Almirante de Esquadra, investir em capacitação e tecnologia nuclear é um compromisso com o presente e com as gerações futuras. “Toda a tecnologia nuclear para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) está sendo desenvolvida no Brasil, com a participação relevante das universidades. Essa tecnologia autóctone não se aplica exclusivamente para fins de defesa, mas também em setores como medicina nuclear, agricultura e segurança alimentar, fortalecendo setores da indústria nacional de importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país”, disse.

Após a palestra, a delegação visitou alguns laboratórios da UFRJ, entre eles: Laboratório de Análises Ambientais e Simulação Computacional (LAASC); Laboratório de Controle e Automação, Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento (LEAD); Laboratório de Monitoração de Processos (LMP) e Laboratório de Nano e Microfluídica e de Microssistemas (LabMEMS).

“A colaboração entre a UFRJ e a Marinha do Brasil é fundamental para o avanço da engenharia nuclear no país. Esta parceria fortalece a pesquisa, a inovação tecnológica e a capacitação dos nossos profissionais, beneficiando tanto os programas de pós-graduação quanto de graduação. Valorizamos essa aliança, que amplia oportunidades para nossos alunos e pesquisadores e promove a excelência acadêmica em prol da soberania nacional”, avaliou a professora da Escola Politécnica e organizadora do evento, Inaya Lima.

A comitiva, chefiada pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, contou com a presença do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Celso Mizutani Koga, do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Contra-Almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano, do Diretor do Centro de Projetos de Sistemas Navais, Contra-Almirante (Engenheiro Naval) Márcio Ximenes Virgínio da Silva, e outras autoridades militares do Instituto de Pesquisas da Marinha, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, do Centro de Análise de Sistemas Navais da Marinha e do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais.