UFRJ promove VI Semana da Engenharia Nuclear

Publicado em: 10/06/2020 Escola Politécnica da UFRJ

Panorama da energia nuclear no Brasil e o papel das instituições de P&D fazem parte da programação do evento

Entre os dias 15 e 19 de outubro, a Escola Politécnica e a Coppe/UFRJ promovem aVI Semana da Engenharia Nuclear (SEN), encontro que busca proporcionar aintegração e o debate entre os setores relacionados a Engenharia, Física e EnergiaNuclear do país, além de ser um espaço apropriado para o desenvolvimento,aprendizado e fomento da capacidade de inovação. As atividades serão abertas aopúblico e ocorrem no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Organizada por alunos de graduação em Engenharia Nuclear do Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Poli-UFRJ e alunos de pós-graduação do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE/UFRJ,a semana conta com uma programação que inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalho, visitas técnicas e workshops. Estão previstos debates a respeito do panorama atual da energia nuclear no país; uso da tecnologia nuclear, além da energia; energia nuclear do futuro; e o papel das instituições P&D no setor.

De acordo com oprof. Paulo Frutuoso, coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ, será uma oportunidade única de interação dos alunos com profissionais e empresas que investem no setor como Eletronuclear, Nuclep, Rosatom e Marinha do Brasil. “O evento é essencial para que os estudantes que estão iniciando os seus cursos possam ter contato com profissionais da área e conhecer melhor o desenvolvimento técnico e as possíveis oportunidades em um futuro próximo”, explica.

A cerimônia de abertura será no dia 15, às 10h30, no auditório Horta Barbosa, com a presença dos professores do DNC da Poli-UFRJ, Paulo Frutuoso e Ademir Xavier; do presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães; além de representantes do setor Nuclear.Quem estiver interessado, pode conferir a programação completa e fazer inscrição pelo site (http://www.nuclear.ufrj.br/semana2018/). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seen@poli.ufrj.br.

Serviço:

VI Semana de Engenharia Nuclear UFRJ

Dias: de 15 a 19 de outubro
Horário: 9h às 17h30
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Bloco A (Centro de Tecnologia da UFRJ) – Cidade Universitária (Ilha do Fundão)
Inscrições: Alunos de graduação: R$10; mestrado e doutorado: R$ 20; profissionais: R$ 30.
Mais informações:www.nuclear.ufrj.br/semana2018 ouseen@poli.ufrj.br

Programação:

15 DE OUTUBRO – SEGUNDA-FEIRA (AUDITÓRIO HORTA BARBOSA)

16 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA (AUDITÓRIO DA COPPE)

17 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA (AUDITÓRIO DA COPPE)

18 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA (AUDITÓRIO DA COPPE)

19 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA (AUDITÓRIO DA COPPE)